terça-feira, 31 de julho de 2012

Bolo de Maçã Caramelada e Uva Passa

186
Bem, quando vi essa receita no Pecado da Gula, me apaixonei! Tive que fazer! E ainda mais que eu tinha uma forma nova para usar… toda desenhada! Queria ver se ficaria bonito! E eu estava meio jururu… e quis fazer uma receita BEM bonita e gostosa! E não deu outra… o bolo é MARAVILHOSO!! Mas a forma, que eu estava toda ansiosa para ver… achei pequena, e mal da pra ver o desenho! Acho que ela é só para flãs e gelatinas! Sei la… Tentarei novamente depois…
A receita, eu fiz algumas alterações… como sempre! E vou falando no meio do caminho….
193
Maçãs carameladas:
  • ½ xícara de açúcar
  • 3 maçãs fuji pequenas ralada com casca e tudo
  • 1 colher (sopa) de manteiga
Coloque ½ xícara de açúcar numa panelinha e leve ao fogo para caramelizar. Deixe o caramelo escuro tomando cuidado para não queimar e tornar amargo (não mecha com a colher para não açucarar. Vá apenas balançando a panela em círculo até dar o ponto). Junte as maçãs  raladas no ralo grosso. Misture bem. As maçãs vão soltar bastante água, e parece que vai empelotar ou grudar tudo na panela, mas deixe ir fervendo e vai mexendo (agora pode usar a colher), que vai soltar tudinho! Deixe apurando até ficarem macias e o caldo reduzir pela metade. Coloque a manteiga e misture até derreter. Despeje num prato e deixe amornar.
Massa:
  • 4 ovos grandes
  • ¾ xícara de açúcar
  • ¾ xícara de óleo de canola
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • ½ colher (chá) de canela em pó
  • uma pitada de sal
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 xícara mal cheia de passas escuras sem sementes (100g)
  • 2 colheres (sopa) de rum (não usei essa parte, porque em casa não temos bebidas de nenhum tipo, e pra falar a verdade, não sei se faz muita falta.
192 
Para a massa, unte e enfarinhe uma forma de buraco no meio de 24cm (eu não vi a medida antes… falta de atenção total! Ainda bem que não caiu bolo tudo no forno, se não ia ser triste!! rs). Pegue uma peneira e coloque a uva passa dentro dela. Jogue a farinha por cima, e vá peneirando… enquanto isso a uva vai ficando “empanadinha”. Depois reserve a uva passa e misture na farinha a canela.
A receita original manda fazer igual pão de ló, que é bater as claras em neve, e ir acrescentando as gemas uma a uma, e depois o restante dos ingredientes. Porém minha paciência não permite isso. E como eu já sei que da super certo batendo o ovo inteiro… fiz assim. Coloco os ovos na batedeira e bato…. aqui tem a foto dele depois de um tempinho que estava batendo. Já coloco a pitada de sal junto, que ajuda a deixar mais durinho….
191
Aqui no final… olha como fica super fofinho o ovo batido! Quando chega nesse ponto, que faz picos… e você ver que está bem fofinha, pode começar a acrescentar o açúcar, e deixa bater mais. Depois acrescente o óleo… se tiver paciência o melhor é ir despejando em fio… bem pouquinho… enquanto bate. Eu até tentei, mas as vezes caia mais do que era… e foi assim. Bati um monte. E acrescentei no final a farinha, e a maçã.
190
Por ultimo coloca o fermento e quando já estiver misturado, lembrando que tem que bater pouco agora, para não desandar o bolo, é só tirar e misturar com o pão duro as uvas passas. E daí é só colocar na forma untada. Olha que massa linda que fica:
189
E colocar para assar em forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 35 a 40 minutos. Faça o teste do palito para se certificar. Tire do forno e espere amornar 10 minutos antes de desenformar.… e olha que bonitão!!! Da para ver ligeiramente que tem o desenho da forma… mas não aparece muito mesmo não. O que me deixou meio decepcionada. Mas… logo supero. Vou tentar achar uma com os desenhos mais marcantes, que daí vai aparecer melhor.
188
E para ele ficar mais bonitão… derreti um pouco de chocolate em barra, e acrescentei creme de leite… tudo no olho mesmo.. pra fazer a calda. Que deu um toque maravilhoso ao bolo!!
187185       
184
E normalmente, eu não “empano” as uvas passas, pois achava que nem fazia diferença… Porém, nesse bolo, eu percebi que faz MUITA diferença! tem uva em todo o bolo! Não só no fundo! O que achei super digno, e muito mais gostoso né! Só quero tentar colocar elas de molho na água fervente da próxima vez, que daí ela deve ficar até mais saborosa, molhadinha e macia. Mas dessa vez não tive tempo.
E é isso… espero que gostem! Porque eu AMEI a receita! E pensando… da pra fazer com outras frutas também. O açúcar caramelado da um sabor todo especial! Faz muito sucesso!
Assinatura


ps.: receita publicada no pagecook 
Entre e conheça essa rede social de culinária  www.pagecook.com.br


segunda-feira, 30 de julho de 2012

Bolo de Coração para o Noivado

E hoje vamos a receita do bolo de coração! E sim gente… a forma é dada pela forma!
Claro existem cortadores, mas sei não… acho desperdício, pois o que fazer os as rebarbas do bolo!? e pra quem guardar um cortador, guarda uma forma. Mas achei a coisa mais fofa ter um bolo nesse formato. E a flor, é de massinha de biscuit, e eu comprei pronta. Não lembro o valor mas foi baratinha, coisa de uns 5 reais. (acho que menos)
181Bem… vamos por partes…. a receita que fiz do bolo é essa:
182
Porém com algumas alterações! Que vou passar aqui:
Os ingredientes são os mesmos, o que mudou foi o modo de fazer. Eu bato TODOS os ovos na batedeira, até ficar bem fofinho, acrescento o açúcar… e deixo bater um monte! Depois que ficar parecendo uma espuma/mousse… eu acrescento o restante dos ingredientes, aos poucos. Daí para dar as cores, que eu encasquetei que tinha que ter… divida a massa em 2 parte, e com um pão duro misturei algumas gotas de corante na parte rosa, e umas 3 colheres de achocolatado em pó na parte marrom.Depois coloquei na forma primeiro a massa rosa, depois a marrom. Mas acho que da próxima vez vou fazer mais massa rosa, e jogar ela por cima, pois achei que ficou pouco rosa no final… mas ta valendo. Ficou lindo mesmo assim! E quando eu cortei ao meio para rechear… ai que coisa mais linda viu!! Deu até orgulho! e vontade de deixar daquele jeito para todo mundo ver! olha:
171170
Mas não era uma opção né… o recheio é parte essencial!!
Os recheio foram bem fáceis. Primeiro ganache preto, que ja ensinei a fazer aqui, e uma trufa branca, que foi:
  • 2 latas de leite condensado
  • 1 xícara de leite em pó
  • 100 ml de creme de leite
  • 100 ml de leite
Só colocar na panela, e mexer até dar ponto igual de brigadeiro. Se quiser incrementar, pode colocar uns pedacinhos de chocolate branco derretido, que fica maravilhoso!
Daí só deixar esfriar. Molha o bolo com guaraná, e distribui os recheios. No fim, a forma do bolo era MUITO grande, dai ele ficou fininho… por isso não consegui fazer 2 camadas de recheio… coloquei tudo junto… mas não aconselho fazer isso não. Parece que o sabor fica mais misturado que tudo na vida! rs
A parte de cima do bolo, tem que molhar pouco, pois se não ele espatifa tudo na hora de colocar em cima novamente. Daí você vai notar que a parte de baixo inchou e ta maior. É normal, pois ela está bem mais molhada. Na hora de confeitar… é só cortar essa rebarba para ficar certinho. E eu fiz a cobertura com a massa de leite ninho, e corante pink. A receita esta aqui. Eu fiz apenas uma receita realmente, e para variar sobrou. Fiz docinhos, mas nem coloquei na mesa, pois os outros já foram suficientes para enfeitar e deixar lindo.
172 173
E é isso! O bolo ficou maravilhosos! E para grudar a massa no bolo, passei uma camada de leite condensado mesmo, pois não comprei cola de papel arroz. E super deu certo. O único detalhe, é que quando eu fui misturar a cor na massa de leite ninho, coloquei açúcar para não grudar em baixo, e tive que colocar um pouco de água, pois a massa estava muito dura. Só que o açúcar meio que empelotou… e deixou umas manchinhas brancas… o que não ficou muito bonito. Da próxima vez, vou tomar mais cuidado… E só.
Super sucesso do dia!
Então… agora, é só ter uma data legal… e caprichar no bolo né!
Assinatura

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Cozinha da Thá na Sua Casa!

Bem… faz tempo que venho pensando em fazer isso. Para mostrar as receitas que vocês tem feito! E a primeira, é de uma amiga da minha mãe, que mora em Arthur Nogueira, Edileusa, que fez toda fofa o Pão de Brigadeiro, e me passou a foto!

Com palavras dela:

“Thassila Vieira, além de bonito, ficou uma delícia!!!”

Não tem como ficar mais feliz do que com isso!

 180

Total orgulho de mostrar minhas prendas feitas por outras pessoas também!

O nome dessa “sessão” ainda não tenho certeza… afinal, minhas idéias parecem muito parecidas/iguais às dos outros blogs! Dai acho meio chato! Então… se alguém tiver uma sugestão! super aceito!

E é isso! Beijinhos meu povo!! E não se esqueçam… se fizerem uma receita… podem me mandar.

O email é thassilav4@gmail.com .

Só me avisem por aqui também, para se for direto no spam, eu conseguir salvar!

Assinatura

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Camafeu… Receita da Amiga Gabi

hum… hoje a receita do camafeu… que a Gabi ensinou! Coisa mais fácil! E eu descobri que gosto mais do que imaginava! afinal… ele não é muito doce! Maravilhoso! Vamos a receita! 
  168 
  • 1 lata e meia de leite condensado (eu prefiro usar o Moça que fica mais cremoso)
  • 200gr de castanha de caju moída
  • 200gr de nozes (pode comprar em pedaços mesmo)
  • Nozes para decorar
  • 1 ovo
Preparo:
Colocar todos os ingredientes em um refratário de vidro alto. (Vou falar da minha experiência traumática… coloquei todos os ingredientes, e o ovo por ultimo… e quando fui mexer, vi que a porcaria do ovo esta estragado. Resultado…tive que jogar tudo fora. Portanto minha gente… não se esqueçam SEMPRE, apesar da preguiça ou da pressa, de quebrar o ovo separadamente para não entrar em parafuso e desperdiçar ingredientes tão maravilhosos e caros!) Coloque no microondas por 2 minutos em potência média-alta. Mexa bem.
Coloque mais dois minutos no microondas na potência média-alta. Mexa de novo.
Para finalizar, coloque por 3 minutos na potência média-alta no microondas. E está pronto!
Deixa esfriar e faça bolinhas ou cobrinhas, com mais ou menos uma colher de sobremesa não muito cheia.
Lembre-se de passar margarina nas mãos para não grudar.
Cada receita, dá em média entre 80 e 90 camafeus, dependendo do tamanho que você fizer. (o meu deu 60 e pouco… acho que fiz eles meio grande… mas é por causa da forminha que era meio grande… mas esta valendo!)
Para dar o banho você precisa comprar Fondan, que é aquela maleca branca que derrete em banho maria. Ou tem a que eu comprei, que é um pó que mistura com água e bate na batedeira. Daí achamos meio grosso de mais, e acrescentamos água… e eu amei! Pois ele só é bonito né, pq gostoso mesmo… nem é tanto. Daí como ficou fininho, ficou crocantinho na medida, sem dar sabor de mais!
169
Gente… perfeito! Agora da próxima vez é tentar fazer sozinha… e ver no que vai dar!
Assinatura

ps.: receita publicada no pagecook 
Entre e conheça essa rede social de culinária  www.pagecook.com.br

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Olho de Sogra com Calda de Caramelo

Bem… noivado foi embora… e agora tenho VARIAS receitas para mostrar. A primeira, é a do olho de sogra… que o segredo está na calda… que é meio chata de fazer, mas nada impossível! Não tirei foto só dele, então vai junto com o do camafeu… que será o próximo docinho!!!

177

Bem… a receita é totalmente simples. Só colocar em uma vasilha de vidro (que possa ir no microondas):

  • 1 leite condensado
  • 1 creme de leite
  • 1 xícara de coco ralado (ou 100g, se preferir mais suave)
  • Opcional 1 colher de sopa de margarina (eu quase nunca coloco. Acho que não altera em NADA no sabor ou na textura… então corto fora que engorda um tiquinho a menos! rs)

Bem… coloca no microondas  por 2 minutos, retire e mexa bem. Volte ao microondas por mais 2 minutos, e mexa novamente. Agora volte e coloque 3 minutos, mexa e se não tivesse o creme de leite já estaria pronto. Mas como eu prefiro meu doce não tão doce… coloque pelo menos mais uns 2 minutos, e veja como está o ponto. Tem que ficar em ponto de enrolar, igual a quando faz beijinho. Daí é só fazer bolinhas, e colocar a ameixa. Como minha forminha era redonda…fiz tudo redondinho! E ficou lindo! Só fora do tradicional… mas nem ligo! rsrs174

Aqui o cunhado lindo ajudando a fazer a calda! Olha a cara de sem graça! rsrs ou melhor… de convencido né! rsrs

A receita da calda é simplesmente açúcar caramelado…. Coloca na panela até dar o ponto de calda+, e a corzinha de caramelo linda!

175

O cero era colocar os docinhos dentro da calda… mas pra mim não rolou. Fora que para desgrudar da forma seria HORRÍVEL! Então jogamos ela por cima de todos que deram. E do restante eu passei no coco. Ficou até mais legal, pois pareceu mais docinhos do que realmente era! rs

179 E para provar que a maninha também ajudou…olha ela aqui!! toda linda!!

176    178

Aqui tem todos os docinhos… no fim ficaram lindos na mesa!!!

E é isso… a paciência é o melhor ingrediente de quando temos que fazer docinhos… não se esqueçam disso! E chamem todos para ajudar… é uma ótima terapia de grupo!!

Assinatura

terça-feira, 24 de julho de 2012

E foi o noivado…

Nossa… que delícia que foi! Ta certo… que fiquei só um tiquinho ansiosa/nervosa (leia-se que não consegui dormir direito na noite de sábado para domingo, pois me deu uma dor no braço ENORME, e sorte que minha irmãzinha linda estava do lado, e eu deitei com ela para ganhar cafuné e relaxar… ) Os preparativos foram ótimos! E no fim… as flores que achava ser pouco, deram certo, e a comida… para variar… sobrou!

Vou colocar algumas fotinhos aqui… para mostrar como que ficou tudo! E depois, coloco as receitas…

Mas olha… é muita foto… pq tipo… selecionar é a coisa mais difícil do universo!!! Isso é fato comprovadíssimo!

2402 01  03 04 05  07  09 10 11 12 13 14 15   18 19 20 21 22 23 E aqui meu sobrinho lindo! Aprendendo a como não deixar o gato (Maddox) fugir!! Encanta todo mundo esse menino!

1716