sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Pão Australiano

Essa semana, no dia 16/10 foi o dia mundial do pão… e para comemorar a Akemi fez uma receitinha de pão australiano, que eu super AMO! E ela falou mais uma coisa que eu sou super de acordo… que esse pãozinho é a melhor coisa servida no Outback! Não sei é porque as coisas mais famosas de lá eu não como… como a costela de porco e a cebola… mas não vejo graça nenhuma lá! E fico super satisfeita de comer aquele delicioso pãozinho com a manteiga! E fiquei mais do que realizada em descobrir essa receita que me permite saborear essa delícia em casa! Vamos a receita…
60
Ingredientes:
  • 1⅓ xícara de água morna
  • 2½ colheres (chá) de fermento seco para pão
  • 2¾ xícaras de farinha de trigo branca
  • 1¾ xícara de farinha de trigo integral
  • ½ xícara de mel
  • 1½ colher (chá) de sal (achei que talvez poderia ser colocado 2 colheres mesmo)
  • ¼ xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente (50g)
  • 1 colher (sopa) de corante alimentício em gel marrom ou cacau em pó sem açúcar (usei o cacau em pó, para ficar mais bonitinho!)
  • fubá para polvilhar
Modo de Preparo:
Colocar a água morna com o fermento e umas colheradas de farinha. Bater com o mixer ou no liquidificador, e deixar fermentar por alguns minutos.
Em uma vasilha misture todos os secos, e por ultimo misture os líquidos e pastosos (manteiga, mel e a esponja do fermento) e misture até formar uma bola que não grude na mão. Verifique se precisa colocar um pouco mais de água. Na minha receita tive que colocar mais ou menos ⅓ de xícara a mais.
Deixe crescer até dobrar de volume. Procure um local quentinho e fechado para acelerar o processo. Não canso de dizer, que se der uma esquentadinha no forno antes, e desligar… vc pode colocar lá dentro, que no máximo meia hora vai estar grandão!
Daí é só dividir a massa em 10 partes, passar no fubá, e colocar numa forma untada. Deixar crescer novamente….e  colocar para assar.62   Cuidado para não deixar cru nem passar do ponto, pois como ele já é moreninho… é um pouco mais difícil de perceber. Mas ele é super cheiroso. Quando está na hora de tirar, você com certeza vai saber! rs
61
E eu como uma boa gulosinha, comi um todinho logo que saiu do forno, bem quentinho… com aquela margarina derretendo em cima! Gente… que delícia! O único problema foi que dessa vez meu estomago ficou meio ruim depois. De acordo com a minha mãe, é por causa do fermento… que faz mal enquanto ainda está quente. Mas de verdade!? É impossível resistir! Eu simplesmente AMO pão quentinho!
Espero que tenham gostado… e se fizerem a receita, me conta o que achou!!
Beijinhos!

Assinatura



ps.: receita publicada no pagecook 
Entre e conheça essa rede social de culinária  www.pagecook.com.br

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Esfirra

Oi meu povo… Vou falar que entre os contratempo da vida…consegui fazer uma receita nova! Quer dizer…nova para colocar aqui…pois eu já havia feito antes, mas nada documentado. rs
     59
A receita… quem me passou foi o meu cunhado, que tem mão ótima para massas! Ajudei ele a faze ruma receita dessas no fim de semana, e agora fiquei com vontade também,  e fiz em casa…para ver se ficava igual. Mas vamos a receita né:
Ingredientes:
  • 02 colheres de sopa cheias de fermento granulado (aquele para pão);
  • 02 colheres de sopa de açúcar demerara;
  • 01 colher rasa de sal;
  • 1 1/2 xícara das de chá de água morna;
  • 1 xicara da de chá de óleo;
  • aproximadamente 750g de farinha de trigo;
  • 100g farinha de trigo integral (coloquei essa de xereta… mas deu certo).
Esquente a água, e bata com o fermento, açúcar, e 1 colher da farinha. Deixe crescer um pouco e depois misture com todo o resto da massa…
A massa fica bem molinha, mas não gruda na mão.
55
Vá tirando bolinhas de 20g cada. E quando terminar de fazer as ultimas bolinhas, já poderá rechear as primeiras. As minhas deram 66 esfirras.
56
Massinha básica mas que fica super macia e deliciosa!
57
Aqui elas assadinhas! Não ficaram tão bonitas, pois o recheio era muito molenga… daí é mais difícil de prender as bordinhas.
58
E o recheio… não tenho uma receita certa. Simplesmente piquei um vidro de palmito, misturei com uma lata de tomate pelado (refogado com 1 cebola, alho e 1 colher de açúcar para caramelar, e o sal), ervilhas (queria milho mas não tinha em casa)… daí quando ferver, é só colocar um meio copo de leite com 3 a 4 colheres de farinha, para engrossar. E pode colocar umas colheradas de requeijão. E ta pronto. Deixe esfriar e recheie…. abrindo as bolinhas e colocando uma pequena colherada dentro. E puxando as massinhas nas laterais para fechar.
Quando estava quase terminando, acabou o recheio de palmito. Daí inventei um recheio doce … que gostei bastante. Mas ainda tenho que melhorar… Foi assim: amassei 2 bananas, coloquei 2 colheres de açúcar mascavo (no final foi pouco… deveria ter colocado umas 5 ou 6 colheres), canela a gosto, 1 pitadinha de sal para realçar o doce e colheradas de farinha de aveia… para ficar mais sequinho para conseguir enrolar. E é isso! Da próxima tentarei de novo… e deixar 100% também.
Gente… desculpa a sumida. E espero que tenham gostado. Hoje se ainda der tempo… irei fazer um pão australiano… que sou simplesmente apaixonada! Vamos ver né… Assinatura


ps.: receita publicada no pagecook 
Entre e conheça essa rede social de culinária  www.pagecook.com.br




quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Pão TOTALMENTE Integral

Na semana passada veio um palestrante no IASP para falar sobre vida saudável. E claro… Falou muitas coisas que todos nós sabemos, mas que nunca conseguimos fazer!
Aqui em casa… estamos todos tentando mudar um pouco os hábitos… afinal, como uma família adventista…deveríamos dar mais exemplo. Não estou buscando perfeição, afinal…seria impossível! Mas… coisas pequenas, estou tentando mudar. Uma coisa que toda semana tem em casa é o pão caseiro. Tudo bem que fazemos semi-integral.. ou então de aveia. Mas não tenho achado suficiente. Essa farinha branca que usamos… é o bagaço do bagaço! Não existe nutriente algum! Então… pesquisando umas receitas…descobri que todas era para colocar no mínimo meio a meio (de farinha branca e farinha integral)… então resolvi fazer minha própria receita!
53
E modéstia a parte…ficou bem gostosa! Só tenho que fazer da próxima vez em uma forma alta… para eles darem suporte uma para o outro… e crescer para cima… pois o meu ficou achatadinho… tadinhos! rs Mas hum… quero fazer hoje a noite um sanduba bem gostoso com alface americana, tomate, um ovinho talvez, requeijão e um queijo minas! (ok… a parte de queijos, leites e ovos…para mim é meu calcanhar de Aquiles! continuo comendo bastante… :S)
Mas sim… vamos a receita né!
Ingredientes:
  • 2 xícaras e ½ de farinha integral
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 1 xícara e ½ de leite morno (que pode ser substituído por água se quiser)
  • 3 colheres (sopa) de fermento
  • ⅓ gérmen de trigo
  • 2 colheres (sopa) de linhaça
  • 1 colher (sopa) de chia
  • ½ xícara de óleo
  • 1 colher (chá) de sal, ou a gosto…
Modo de preparo:
Bem… daí para fazer…é igual a qualquer outro pão….
Faz a esponja de fermento batendo no liquidificador ou mixer: o leite morno, o açúcar, o fermento e uma colher de farinha. Reservar… pois ele vai começar a crescer.
Daí coloca numa vasilha os outros ingredientes da uma pré misturada… e depois joga o fermento. Mistura tudo muito bem, e deixar crescer até dobrar de volume. Depois é só sovar bem novamente… e fazer os pães no formato que quiser. Eu fiz de bisnaguinha… que é meu tipo favorito de comer pão.. E enrolei na aveia fina mesmo… mas se tiver a grossa, fica lindo e delícioso também. Mas isso é só um charminho, se não quiser… pode substituir por gergelim ou deixar liso mesmo. Lembrando que para grudar perfeitamente na massa do pão é só dar uma molhadinha, e enrolar em seguida.
E foi o que eu falei…os meus espalharam na forma, então da próxima vou fazer de um que eles fiquem confinados a crescer para cima. E não tenho certeza se isso se deu ao fato da massa ficar bem molinha, ou porque eu coloquei muito fermento. Terei que fazer o teste. E claro…se alguém souber, me diz! Porque eu normalmente só sigo a receita, e como essa to criando… daí tem esses detalhesinhos que preciso ajustar. Mas super vale a pena! Agora as fotos da noite:
Aqui os pãezinhos estavam indo assar…depois de crescerem.51 Essa foto… achei muito legal.. tirei deles assados… mas tipo… não é efeito esse borrado…é da foto! Ficou borrada nos cantos… e nítida no meio! Acho que nunca mais consigo isso… mas adorei!
52
E aqui mais uma que da pra ver bem o integral do pão…bem gostoso! E vou falar…comi de café da manhã às 7h40… e até agora…estou sem fome nenhuma!! É a mágica do integral. Coma igual em uma refeição… e nas próximas… vai comer BEM menos. Para quem deseja emagrecer… eu super indico também. Mas é aquilo…como só quando estiver com fome mesmo, e vai tentando diminuir. E com intervalos de no mínimo de 5 horas entre uma refeição e outra. E de noite… evita comer coisas pesadas. E se possível… nem janta! Que para a saúde é o melhor remédio!
54
Espero que tenham gostado. Estou tentando aos poucos voltar a postar coisas novas e interessantes. E gente… comenta o que achou, e se tiverem alguma dica… pode falar que tentarei fazer da próxima vez também!
Beijinhos!!!Assinatura


ps.: receita publicada no pagecook 
Entre e conheça essa rede social de culinária  www.pagecook.com.br

Amora Miura

Minha sogra tem um pé de amora na casa dela… e eu bem feliz ganhei uma mudinha… e olha de linda! Já tem 3 amorinhas! Que eu comi… e estavam super deliciosas!

Comprei agora um vaso grandão de barro… para colocar ela… pois ainda estão numa garrafa…só para pegar de verdade!

Eu sou apaixonada por amora, quando era criança minha vó tinha no quintal de casa… e eu me ACABAVA de comer! Ficava toda pintadinha de roxo! Coisa mais linda! Infelizmente o tempo passou… e o pé de amora morreu. Agora… terei um em casa! E daí… ninguém me segura pra fazer receitas gostosas com elas! Terei que pesquisar… mas acho que um bolo igual este deve servir! Ou uma daquelas receitas americanas recheadas de torta… hum… estou até com água na boca! Não vejo a hora da minha pequena ficar grandona!!

47

Assinatura

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Panqueca Salgada para o Jantar

E lá vou eu de novo colocar uma receita atrasadinha por aqui… fiz na sexta passada pois queria algo diferente para jantar. Na realidade durante a semana, tenho evitado comer muitas coisas a noite, por questão de saúde… afinal, não gasto energia com nada além de ficar no computador, estudar e cozinhar… então não tem necessidade! Talvez quando eu acabar a faculdade eu consiga finalmente correr no final do dia, ou acordar cedo para o mesmo. Ou então fazer alguma aula interessante… penso que eu gostaria de aula de tecido… aqueles de circo mesmo! Deve ser no mínimo divertido! rs
Mas… voltando ao assunto RECEITA… eu fiz essa pois é algo que eu amo! Mas vou falar… pra quando tem muita gente… não da paciência não! Veio uns amigos da minha irmã em casa comer também… então tive que fazer 2 receitas. O que demorou umas boas horinhas… para fazer cada massinha.  Só que o legal é que eu encontrei a receita que eu AMO! E ficou uma delícia! E por isso… vou compartilhar aqui com vocês. No original ela é para panquecas americanas… porém eu adaptei para panquecas salgadas … e enroladinhas.
Ingredientes da Massa:
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 colher (café) de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal
  • 1 ovo
  • 3 colheres (sopa) de óleo
  • 2 xícaras de leite
Modo de Preparo:
Misture separadamente os secos e os molhados. Depois de bem misturados, ir despejando o molhado no seco… até ficar uma massa lisa e uniforme. Ela fica mais liquida, pois é para fazer ela fininha e depois enrolar.
Coloque a frigideira para aquecer… ela precisa estar bem quente (porém em fogo baixo para não queimar), e untada. Para testar pingue um pouquinho de massa no meio… e veja se ela vai desgrudar direitinho na hora de virar, isso evita de perder a primeira panqueca.
Com uma conha vá colocando a massa no meio da frigideira anti-aderente, e gire para espalhar (como se estivesse fazendo calda de caramelho) e deixe dourar de um lado. Ela vai fazer furinhos do lado de cima, e dai quando estiver douradinha.. é só virar e deixar ficar igual do outro lado. Você pode untar com manteiga todas as vezes, ou se preferir evitar essas calorias… não tem necessidade… lembrando que isso só da certo na frigideira anti-aderente! Se não gruda tudo! Meu sonho era uma panquequeira, que daí facilitaria totalmente a minha vida na cozinha!
Recheio:
  • Queijo Minas Ralado
  • Milho de latinha
  • Palmito picado (de preferencia daqueles BEM molinhos, que dai mistura em tudo…uma delícia!)
Daí é só misturar tudo… não tenho quantidades, pois vou colocando o que tenho… mas é aquilo, pode rechear com qualquer outra coisa também. Em casa estamos numa faze mais vegetariana… então… aqui estou eu fazendo coisinhas mais leves (ou pelo menos tentando!)
49
Depois… só ir colocando o recheio na ponta, enrolar e colocar numa forma untada com margarina. Eu nem coloquei molho por cima, o povo estava morrendo de fome, e eu não consegui ninguém pra me ajudar… e panqueca nos deixa meio escravas na frigideira… então… foi só assim mesmo. Mas é aquilo… coisa ótima para fazer para você e o namorado… ou quando se tem aquele tempo para ficar conversando enquanto faz…
Eu fiz 2 receitas, pois a primeira só deu 12, e no fim tinha 8 pessoas para comer! Sobrou só 2 panquecas, que minha tia comeu mais tarde quando chegou.
50É isso minha gente! Espero que tenham gostado!
ps.: Para a panqueca doce no estilo americana (gordinha e com recheio por cima) é só diminuir o óleo para 2 colheres, o leite é apenas 1 xícara, acrescenta 2 colheres de sopa de açúcar e umas gotas de baunilha. E claro… o sal é menos… só para realçar o doce! E na hora de fritar, só joga no meio da frigideira e não espalha.. .claro! O resto é tudo igual
Assinatura


ps.: receita publicada no pagecook 
Entre e conheça essa rede social de culinária  www.pagecook.com.br

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Macarrão Rapidinho

Sexta-feita passada meu noivo queria comida para jantar, e não lanche... então… fui pensar no que fazer…

Algo prático, fácil e rápido… e no fim…demorei um pouquinho mais que meia hora! ficou uma delícia!!!

Eu fiz uma macarronada com batata fatiada bem fininha! mas não chega a ser uma receita realmente… e sim uma dica né:

Fatiei com um mandolim a batata com casca e tudo…. coloquei numa forma com um pouco de azeite, e manjericão e alecrim por cima, bem como sal.. e coloquei para assar. Evitando colocar uma fatia por cima da outra, pq se não umas ficam cruas e outras não. E ótimo… coloque assar e fique de olho.

Agora para o macarrão…é só colocar para cozinhar o macarrão com um fio de azeite e um pouco de sal…deixando aldente.

Numa panela coloque o azeite (ou margarina para dar um sabor se quiser) e coloque uma colher de açúcar junto… para caramelar… depois jogue a cebola triturada e o alho. Deixe fritar… até ficar coradinho.

Bata no processador os tomates… e quando a cebola estiver no ponto douradinho…coloque o tomate junto, e deixe refogar. Acrescente o manjericão, o sal a gosto… e o que quiser mais. Eu ainda coloquei champignon fatiadinho. Quando estava pronto… misturei com o macarrão já escorrido. Coloquei num ramequim(grande)… e piquei queijo minas (minha nova paixão… eu coloco em tudo o que posso! É uma delícia! E achei um na padaria da esquina perto de casa… que é simplesmente divino!!), e coloquei no forno para que tudo derretesse.

E foi isso. Terminei antes mesmo do meu noivo chegar em casa! foi ótimo!! Depois tive que refazer correndo mais um pouco para minha irmã que decidiu que queria de ultima hora! Então… coloquei o queijo no molho, e esperei esquentar e dar uma derretida. Mas no forno…fica mais sequinho e saboroso.

E é isso… após uma semana inteira eu consegui colocar aqui! Ando sem tempo de fazer receitas novas… mas vamos ver.. talvez eu ainda consiga arrumar isso…

E eu tenho o super prazer de dizer… que hoje, enquanto eu escrevo isso…tem um delicioso cheirinho de terra molhada! rsrs.. a famosa chuva desaparecida apareceu aqui! de surpresa! E estou adorando!

Gente… um ótimo fim de semana para todas! E em breve eu normalizo por aqui!

As fotos não puderam ser tiradas… por falta de máquina na hora! Preciso URGENTEMENTE de um celular que tira fotos…para esses casos de emergência!

Beijinhos meu povo!!

(e nem a imagem eu tenho no momento…coloco depois!)