sexta-feira, 22 de março de 2013

Bolinho de Canela e Açúcar Mascavo

A saga desse bolinho foi no mínimo engraçada! Resolvi fazer eles de ultima hora, para levar na nossa reunião do pequeno grupo. E no fim, quando fui fazer a cobertura, peguei paçoca ao invés de açúcar mascavo! E usei o ultimo restinho da canela assim, errado... então tive que sair correndo para comprar canela! Sei que no fim, levei para assar na casa dos meus amigos. E gente… fica uma delícia! Só não consegui nenhuma foto BONITA! rs… e estava esquecendo de tirar a foto… então já estava quase acabando! rs
A receita original peguei Technicolor Kitchen, que tem receitas ótimas! E fotos lindas! Tenho vontade de fazer a maioria… o único detalhe é manter o peso na balança depois disso… e claro, ter tempo para fazer as receitas!
161
Mas vamos a receita…
Bolinho de Canela
Massa de iogurte:
  • 2¼ colheres (chá) de fermento biológico seco
  • ¼ xícara (60 ml) de água morna
  • 3 colheres (sopa) - 42g - de manteiga sem sal, derretida e fria
  • 2/3 xícara de iogurte natural integral
  • 3 colheres (sopa) de açúcar cristal
  • 1 ovo grande
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha
  • 320g de farinha de trigo comum + um pouquinho extra para sovar, se for necessário
  • ¼ colher (chá) de sal
  • ¼ colher (chá) de bicarbonato de sódio
Cobertura de açúcar e canela:
  • 65g de açúcar mascavo claro
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal, derretida
Massa: polvilhe o fermento sobre a água dentro da tigela grande da batedeira; reserve por 5-10minutos ou até que borbulhe. Junte a manteiga, o iogurte, o açúcar, o ovo e a baunilha e misture para incorporar. Com a batedeira e o batedor em formato de pá, bata em velocidade baixa e acrescente 250g da farinha, o sal, e o bicarbonato. Bata em velocidade médio-baixa até incorporar os ingredientes, 30-45 segundos. Junte a farinha restante e bata até obter uma massa homogênea e levemente macia.
Transfira para uma superfície levemente enfarinhada e sove até que a massa fica acetinada e elástica, 3 minutos aproximadamente – no começo a massa estará grudenta, porém não acrescente mais do que 2 colheres (sopa) durante a sova. (A minha massa ficou meio mole de mais, então acabei acrescentando mais farinha… mas não sei a medida. Fiz até ela ficar mole, porém sem grudar tudo na mão.) Volte a massa para a tigela, cubra com filme plástico e deixe crescer em um lugar morninho por cerca de 1hora ou até que dobre de volume; faça o teste: toque a massa levemente com a ponta do dedo – se ficar um buraquinho, a massa terá crescido.
Enquanto isso, prepare a cobertura de açúcar e canela: junte o açúcar mascavo e a canela em um potinho. Coloque a manteiga derretida em uma tigelinha rasa.
Unte generosamente com manteiga forminhas de pão de mel (ou de muffins). Dê um soquinho leve na massa para remover o ar. Formate-a em um cilindro longo e divida em 15 porções iguais (cada uma terá cerca de 50g). Divida cada porção em 6 partes iguais e faça bolinhas com elas. Passe as bolinhas pela manteiga derretida e, em seguida, pelo açúcar com canela. Arrume as bolinhas na forminha. Deixe crescer novamente, cerca de 40 minutos – enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180°C.
Asse até que os pãezinhos dourem, 20-22 minutos. Transfira a forma para uma gradinha e deixe esfriar por 5-8 minutos. Com jeitinho, remova os pãezinhos da forma, soltando-os com uma faquinha se necessário (não deixe esfriar ou eles grudarão). Transfira para a gradinha para esfriar.
  160 Comentários finais da receita:
  1. Ela é uma delícia, e fica super crocante por causa do açúcar em volta.
  2. O formato fica a coisinha  mais feia que já vi na vida! rs… e da próxima vez tentarei fazer tipo fatia húngara, pois daí o recheio fica em tudo igual, porém o formato fica mais bonitinho e não desmancha inteiro. Pois sim… as bolinhas que você coloca na forminha não grudam completamente uma na outra.
  3. É uma receita que pede bis… em breve! Afinal o cheirinho de canela… não tem igual pra ninguém!
  4. Quase que acabou TUDO em UMA sentada… isso porque éramos apenas 6 pessoas! rs Delicinha! Então se estiver de regime… CUIDADO! rs
E é isso…espero que tenham gostado!
É uma ótima receita para o por do sol de sexta… ainda da tempo de fazer! se for rapidinho! rs
Assinatura
ps.: receita publicada no pagecook 
Entre e conheça essa rede social de culinária  www.pagecook.com.br

quinta-feira, 14 de março de 2013

Bolo Zebra

Inventei de fazer esse bolo no final de semana… aproveitando que tinha prometido de levar bolo no pequeno grupo.

Então… lá fui eu em pleno domingo de manhã fazer o bolo. Mas na hora de assar vi que minha forma redonda estava sendo usada já… então fiz numa forma quadrada…. e não ficou 100% não! rs… acho que a receita combina com forma redonda mesmo, e mais alta… que daí da pra ver mais perfeitamente as tirinhas. Mas… o bolo de qualquer forma não ficou de se jogar fora…NUNQUINHA! rs

A ideia é pegar uma receita de bolo branco dividir ao meio e colocar chocolate na metade. Daí é só ir colocando porções de massa branca e depois de chocolate… bem no meio da forma. Conforme coloca mais vai se espalhando e formando as listras.

Olha que lindo!

 156 

E claro que coloquei uma cobertura de chocolate né. Só pedaços de uma barra derretido.

157 E é isso! A receita do bolo usei essa daqui, e só coloquei chocolate na metade.

Se tiver alguma receita que prefira… não tem problema. A graça é apenas fazer o colorido.

Espero que gostem! Beijinhos!Assinatura

quarta-feira, 13 de março de 2013

Conchiglioni de Ricota com Provolone

Outro dia vendo receitas vi esse “macarrão” diferente, chamado Conchiglioni, no Panelaterapia e fiquei fissurada querendo fazer. Daí aproveitei o final de semana que viriam alguns amigos, e resolvi testar. A marca que comprei é Petybon, não sei se tem outra.
158 E esse é o tipo de receita que não tem muita receita… Eu simplesmente cozinhei o chonchiglioni conforme manda na embalagem. Reservei e fiz um recheio de ricota misturando:
Ricota, Maionese para dar a liga, Azeitona verde, azeite, Castanha do Para e queijo provolone ralado na hora. Bati tudo no processador. E fui recheando as massas.
O molho, é um molho vermelho tradicional, refogado com alho, cebola e uma colherzinha de açúcar para quebrar a acidez. Usei uma lata de tomate pelado. E no final acrescentei salsinha e cebolinha.
Daí é só colocar molho no fundo da forma, e ir dispondo os chonchiglionis um ao lado do outro. Depois finaliza com molho por cima e mais queijo ralado para dourar.
159
Fez um SUPER sucesso! E super prático de fazer!
Se quiser, acredito que pode montar de um dia para o outro. Deixar na geladeira, e colocar para assar na hora de usar… igual lasanha!
Espero que gostem! Assinatura

ps.: receita publicada no pagecook 
Entre e conheça essa rede social de culinária  www.pagecook.com.br

segunda-feira, 11 de março de 2013

Brioche Recheado

Faz um tempinho que eu queria fazer um brioche. E Quando vi essa receita, achei que era a minha chance. A idéia original era fazer igual a receita, que era com doce de banana, para aproveitar umas bananas que estavam MUITO maduras! Porém fiz pouco doce… e terminei fazendo outros sabores também. E foi a melhor coisa que eu fiz! Pois ficou muito mais delícia!
A receita peguei no Pecado da Gula, minha total inspiração para pães gostosos e diferentes!
 153 154 
Brioche Recheado
  • 460g de farinha de trigo
  • 10g de fermento seco para pão
  • 200ml de leite desnatado
  • 60g de açúcar
  • ½ colher (chá) de sal
  • 100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 1 ovo extra (bata bem e meça 60g - guarde a outra metade para pincelar os pães)
Coloque metade da farinha numa vasilha e coloque o fermento, açúcar, o ovo batido e o leite levemente aquecido. Misture bem com uma colher de pau até levantar bolhas e ficar uma massa viscosa. Junte o resto da farinha, o sal e a manteiga amolecida. Misture com a colher de pau lentamente até incorporar toda farinha. Jogue a massa na mesa sem enfarinhar e raspe bem toda a vasilha, deixando-a o mais limpa possível. Reserve esta vasilha de lado.
Comece a sovar a massa. Se estiver muito úmida e grudando toda na mesa e na mão, junte um pouco mais de farinha. Ela é bem macia e boa de trabalhar. Sove BASTANTE! Cerca de 15 minutos de estica e puxa até ficar lisa e homogênea e não grudar mais nas mãos. Faça uma bola com a massa e coloque na vasilha reservada. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 30 a 40 minutos ou até que dobrar de volume.
Dê alguns soquinhos na superfície da massa para tirar o gás acumulado e jogue a massa sobre a mesa. Divida em 22 porções de 40g. Modele em bolinhas, cubra com pano de prato e deixe descansar por 10 minutos. Enquanto isso, unte com manteiga uma assadeira ou forminhas de muffins ou brioches (no meu caso utilizei umas forminhas de pão de mel. Untei BEM, e a massa já é bem gordurosa, então não gruda de jeito nenhum! O que é ótimo! Normalmente essas forminhas dão trabalho para desenformar).
Pegue uma bolinha e abra na mão até atingir cerca de 10 a 12 cm de diâmetro. Recheie com cerca de 15g de doce de banana (uma colher de chá cheia), feche bem e coloque na forminha. Repita o processo até acabarem as bolinhas.
Cubra com plástico e pano de prato e deixe descansar até dobrar de volume. Pincele levemente com a metade do ovo batido que sobrou e leve para assar em forno pré-aquecido a 190oC por 12 a 15 minutos ou até ficarem bem corados.
Desenforme e deixe esfriar sobre grade. Se quiser, logo que desenformar, passe os brioches no açúcar e canela.
Doce de banana
  • 1/2 xícara de açúcar cristal
  • 3 bananas nanicas em rodelas
  • 1/2 fava de baunilha
  • 2 cravos
Coloque o açúcar numa panela e leve ao fogo. Deixe caramelar e jogue as bananas. Misture bem e acrescente a fava cortada ao meio e os grãos de baunilha raspados com a pontinha de uma faca e os cravos. Vá mexendo sempre até ver o fundo da panela e formar uma pasta. Ao passar a espátula no fundo da panela, você consegue contar até 3 lentamente antes do "caminho" se fechar. Despeje num prato e deixe esfriar completamente antes de utilizar na massa.  Eu não tinha a fava de baunilha… inclusive preciso encontrar elas para experimentar. Aqui em casa só tem essência, que não deve ser NUNCA a mesma coisa né! Por isso não achei que combinou tanto… da próxima vez coloco canela no local.
E bem… na hora de rechear não fiz doce suficiente. Pois dobrei a receita de massa e esqueci de fazer isso para os doces. Então… resolvi improvisar com facilidade. Peguei requeijão e fui colocando colheradas dentro no lugar do doce. E gente… devo dizer que ficou MIL vezes melhor que o doce! rsrs… Ficou com gostinho de pão de batata, só que muito mais macio! Perfeito. E… de ultima hora fiz 1 ultimo brioche com nutela… e devo dizer que ficou divino também! Pra quem não tem frutas para fazer o recheio… é uma ótima pedida!
155
Bem… ainda bem que dobrei a receita, pois não mesmo dando 22 brioches, foi quase tudo na mesma hora! Quentinho super DELÍCIA!
Espero que gostem.
Assinatura

ps.: receita publicada no pagecook 
Entre e conheça essa rede social de culinária  www.pagecook.com.br