sexta-feira, 28 de junho de 2013

Torta de Banana da Tia Suse

Quando eu era criança eu insistia em falar que não gostava de nenhum bolo ou torta de banana. Não sei porque criança tem dessas doideras de falar que não gosta antes mesmo de provar. Ou então de não gostar mesmo… sei la. E eu descobri que  eu era a maior bobona! rs Afinal, tem coisa mais gostosa do que aquela banana meio carameladinha no fundo do bolo!? Adoro!!!
E essa semana eu estava com algumas bananas quase passando do ponto… então resgatei mais uma receita antiguinha para fazer. E essa é da Tia Suse, que faz bolos deliciosos! Ela que me ensinou a delícia de bolo de fubá com canela ao invés de raspas de laranja ou erva doce…. paixão ao primeiro pedaço! Mas… vamos a receita:
06 07
Vou fazer algumas observações… eu não tinha a  quantidade total das bananas necessárias, mas achei que não fez falta. E eu usei uma forma de fundo removível… e gostaria de deixar bem claro uma coisa: NÃO USEM FORMA DE FUNDO REMOVÍVEL NESSA RECEITA!!! Que raiva quando coloquei o liquido e começou a pingar tudo! tive que colocar uma forma de pizza em baixo para não pingar tudo no forno e estragar a receita. Tirando isso.. ficou ótimo! Talvez poderia diminuir um pouco o açúcar…
08
Eu fiz uma peraltice colocando um pouco de requeijão junto com o bolo… afinal eu ADORO esse jogo do salgado do queijo com doce! Uma delícia de viver!
09
Espero que tenham gostado…. a receita é ótima! Mas não é muito grande… então utilize uma forma menorzinha que você tenha. E só se deliciar! Já estou com água na boca de novo…
Receita ótima para o final de semana! E claro… para aquelas bananas rejeitadas da fruteira… rs
Beijinhos!!!
Assinatura
ps.: receita publicada no pagecook 
Entre e conheça essa rede social de culinária  www.pagecook.com.br

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Quiche de Milho Verde

Vontade de fazer uma quiche… mas sem muitos ingredientes… então inventei uma receita. Que modéstia a parte…ficou bem gostosinha! rs
Usei uma receita antiga de massa podre… Só para esclarecer a receita, é metade de maizena e metade de farinha de trigo. E também é bom deixar na geladeira por algumas horas (se tiver tempo né!). Como eu não ia usar a receita para cobrir a massa, eu só fiz meia receita.
 05

Já o recheio…. eu refoguei uma cebola, alho, e deixei fritar BEM. Coloquei uma lata de milho, mais 1 de creme de leite. Acrescentei 1 ovo e um pouco de ricota. Acertei o sal e coloquei manjericão (cuidado para não colocar muito, não fica tão gostoso se ficar forte de mais). E só…coloquei em cima da massa que eu abri na assadeira… e só. Coloquei para assar até ter tudo douradinho e gostoso!
03 04 
Espero que tenham gostado de mais essa. Afinal é super prática e rapidinha de fazer também. E ainda da tempo de fazer para o almoço! Sempre tem esses ingrediente na dispensa! E claro… se quiser.. pode usar frango, brócolis, palmito … o que quiser!
Assinatura


ps.: receita publicada no pagecook 
Entre e conheça essa rede social de culinária  www.pagecook.com.br

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Bolo de Fubá da Tia Ciça

 01
Semana passada eu fiquei na cozinha fazendo um monte de coisinhas com a minha mãe… E uma delas foi esse bolo delícia de fubá. Receita da tia Ciça. Essa é uma receita que normalmente fica ENORME! Pois é com copos… mas é ótima. Além de ser super prático….
02
Para dar uma incrementada… é só colocar uma cobertura de chocolate de sua preferencia. Dessa vez eu deixei ferver de mais… e ficou meio crocante. Mas mesmo assim uma delícia! Mas se quer ver ele sumir da travessa MESMO…. tem que fazer um bendito brigadeiro delícia! rs
E é isso… receita fácil, rapidinha pra não passar mais uma semana em branco por aqui…
Assinatura
ps.: receita publicada no pagecook 
Entre e conheça essa rede social de culinária  www.pagecook.com.br

terça-feira, 18 de junho de 2013

Pão Doce de Milho Verde

Blog querido é assim… a gente vê uma receita e apaixona! Daí não sossega enquanto não consegue fazer… e é assim quando vejo uma receita no Pecado da Gula, e na me arrependi nenhum pouco! Pra falar a verdade… o pão simplesmente sumiu! rsrs… ficou ÓTIMO!!!
E mesmo eu fazendo algumas poucas alterações por falta de ingredientes… a receita ficou maravilhosa mesmo assim. Pãozinho mais macio que já comi/fiz!
183
Mas… deixa de falação…e vamos a receita:
Pão Doce de Milho Verde
  • 4 ovos
  • 1 lata de leite condensado (usei de caixa)
  • 1 lata de milho verde escorrida
  • 1 xícara de leite morno (não tinha leite, então coloquei água mesmo… e não senti diferença nenhuma!)
  • 2 colheres (sopa) de leite em pó (também não tinha… e não fez falta… não sei se dava algum sabor a mais… será que tinha como ter ficado ainda melhor!? rs… acho que não…)
  • 4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
  • 1 colher de sopa rasa de sal
  • 20g de fermento seco para pão
  • 1 kg de farinha de trigo
  • 1 gema de ovo para pincelar (não utilizei… e achei que ficaram douradinhos mesmo assim!)
  • fubá mimoso para polvilhar
Primeiramente eu coloquei o fermento com a  água, umas 2 colheradas extra de açúcar demerara  e ½ xícara de farinha (no meu caso extra o quilo utilizado) numa vasilha e bati com o mixer. Deixa tampadinho para que ele cresça.
Enquanto isso, bate no liquidificador todos os líquidos,  os ovos, leite condensado e milho verde (se estiver usando o leite em pó agora é a vez dele também). Bata por um bom tempo para ficar  uma mistura bem homogenia.
Numa bacia grande, despeje essa mistura do liquidificador, a esponja de fermento, o sal, margarina e a farinha de trigo aos poucos até dar ponto de sovar (esse é o indicado…eu normalmente coloco toda a farinha….e ajusto o que precisar depois. Mas não indico… as vezes da um problemão… rs). Sove a massa bastante, até ficar bem homogenia. E pra ser BEM sincera ela não desgruda da mão não. Mas… de acordo com a minha mamis… é assim mesmo, e quanto mais mole mais macio o pão. E pelo resultado que tivemos… acho que vou ter que concordar. Quando achei que estava um pouco menos grudando nas mãos, coloquei para crescer com um pano húmido por cima. Até dobrar de volume.
Depois de crescido é só despejar sobre a bancada já com o fubá mimoso… e dar uma trabalhada nela de novo. Você já vai perceber que ela não vai estar mais grudando nas mãos. Olha:
 178
Sequiser fazer porções individuais, que pra mim é muito mais gostoso… da pra fazer muitos de 60g cada. Fica num tamanho ótimo!
Enquanto eu fui cortando fui dando uma leve enrolada. Depois que cortei todos do mesmo tamanho… voltei enrolando eles. Fiz mais cumpridos igual baguetes… ficaram lindinhos! Só ir colocando eles em uma forma untada (no meu caso só com óleo). E eu coloquei eles bem pertinhos  uns dos outros… coisa de um dedo de distancia dos lados e nada do outro como da pra ver nas fotos.  Pois desse jeito ele não fica esparramado. Ah… e conforme eu fui enrolando eu dava uma passada no fubá… só pra dar o charme.
179
Para conseguir assar tudo numa fornada só, usei a maior forma que tinha e uma forma de pão menor… os da forma de pão ficaram totalmente grudadinhos uns nos outros… mas era isso ou ter que ligar o outro forno…um desperdício.
180
Mas olha o resultado da forma de pão! Acabou ficando um pão de forma diferente e todo lindão!
181
E os da forma de bolo ficaram assim… todos grandinhos grudadinhos e DELICIOSOS!!!
182
Sei que fazia muito tempo que não fazia um pão tão sucesso como esse! E logo que saiu do forno, quentinho… a manteiguinha correu solta aqui em casa! E requeijão também… tudo uma delícia! Façam que não vão se arrepender! De forma nenhuma!!!
Espero que tenham gostado!
Beijinhos!  Assinatura


ps.: receita publicada no pagecook 
Entre e conheça essa rede social de culinária  www.pagecook.com.br

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Piadina

Fiz essa receita outro dia… ou melhor, muitos dias atrás … porém não tinha conseguido postar aqui. Achei que com o celular iria conseguir postar mais, porém a única coisa que facilitou foram as fotos, pois daí não tenho que ficar procurando a máquina toda vez.
Eu vi fazendo essa receita no Brasil no Prato, um programa de culinária do Bem Simples… e ela me deixou com água na boca. Na hora eu nem vi a receita, eu só vi na frigideira… então fui caçar para descobrir como fazia. Mas a receita da tv tinha banha de porco… coisa que não uso. Então fui a procura de outra receita que eu pudesse comer.
Foi quando achei essa no blog da Rita Lobo, o Panelinha… e apaixonei.
Segue a receita… o único detalhe é que comecei no fogo alto… e deu uma queimadinha… depois baixei o fogo e ficou melhor…
E claro, ficaria ainda melhor com uma frigideira de ferro…mas não possuo essa utilidade doméstica… rs Espero que gostem da receita!
Piadina
Ingredientes
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo e mais um pouco para enfarinhar a mesa
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 ½ colher (chá) de sal 
Modo de Preparo
1. Numa tigela grande, junte a farinha, o sal, o fermento e misture.
2. Abra um espacinho no centro da farinha e regue o azeite no meio. Com as pontas dos dedos, misture os ingredientes até formar uma farofinha.
3. Coloque o leite em duas etapas: junte a metade e, com as mãos, misture bem; adicione o restante do leite e misture novamente, até conseguir formar uma bola. Quando desgrudar das mãos, está no ponto.
4. Transfira a massa para uma superfície lisa e enfarinhada. Trabalhe, sovando a massa, por no máximo 3 minutos!
5. Forme novamente uma bola e role a massa na superfície de trabalho até formar uma cobra de cerca de 7 cm de diâmetro. Divida o rolo em 6 pedaços iguais. (Se não for usar toda a massa, separe o que não vai utilizar, embrulhe em filme e leve ao congelador).
6. Cubra a massa com um pano de prato limpo e úmido (não pode estar ensopado!) Isso faz com que a massa não resseque.
7. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo alto. Enquanto isso, abra um pedaço de massa com rolo de macarrão, até formar um disco com cerca de 20 cm de diâmetro.
8. Quando a frigideira estiver bem quente, coloque o disco nela e faça vários furos com um garfo na massa. Quando o fundo começar a ficar com pintinhas escuras, depois de 2 minutos, vire e repita o procedimento do outro lado, fazendo os furinhos com o garfo.
9. Transfira para um prato e cubra com um pano limpo e seco, enquanto termina de assar as outras massas. O pão fica quentinho por muito mais tempo!
 174
Assinatura

ps.: receita publicada no pagecook 
Entre e conheça essa rede social de culinária  www.pagecook.com.br