A receita peguei no Pecado da Gula, minha total inspiração para pães gostosos e diferentes!
Brioche RecheadoBem… ainda bem que dobrei a receita, pois não mesmo dando 22 brioches, foi quase tudo na mesma hora! Quentinho super DELÍCIA!
- 460g de farinha de trigo
- 10g de fermento seco para pão
- 200ml de leite desnatado
- 60g de açúcar
- ½ colher (chá) de sal
- 100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 1 ovo extra (bata bem e meça 60g - guarde a outra metade para pincelar os pães)
Coloque metade da farinha numa vasilha e coloque o fermento, açúcar, o ovo batido e o leite levemente aquecido. Misture bem com uma colher de pau até levantar bolhas e ficar uma massa viscosa. Junte o resto da farinha, o sal e a manteiga amolecida. Misture com a colher de pau lentamente até incorporar toda farinha. Jogue a massa na mesa sem enfarinhar e raspe bem toda a vasilha, deixando-a o mais limpa possível. Reserve esta vasilha de lado.Comece a sovar a massa. Se estiver muito úmida e grudando toda na mesa e na mão, junte um pouco mais de farinha. Ela é bem macia e boa de trabalhar. Sove BASTANTE! Cerca de 15 minutos de estica e puxa até ficar lisa e homogênea e não grudar mais nas mãos. Faça uma bola com a massa e coloque na vasilha reservada. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 30 a 40 minutos ou até que dobrar de volume.Dê alguns soquinhos na superfície da massa para tirar o gás acumulado e jogue a massa sobre a mesa. Divida em 22 porções de 40g. Modele em bolinhas, cubra com pano de prato e deixe descansar por 10 minutos. Enquanto isso, unte com manteiga uma assadeira ou forminhas de muffins ou brioches (no meu caso utilizei umas forminhas de pão de mel. Untei BEM, e a massa já é bem gordurosa, então não gruda de jeito nenhum! O que é ótimo! Normalmente essas forminhas dão trabalho para desenformar).Pegue uma bolinha e abra na mão até atingir cerca de 10 a 12 cm de diâmetro. Recheie com cerca de 15g de doce de banana (uma colher de chá cheia), feche bem e coloque na forminha. Repita o processo até acabarem as bolinhas.Cubra com plástico e pano de prato e deixe descansar até dobrar de volume. Pincele levemente com a metade do ovo batido que sobrou e leve para assar em forno pré-aquecido a 190oC por 12 a 15 minutos ou até ficarem bem corados.Desenforme e deixe esfriar sobre grade. Se quiser, logo que desenformar, passe os brioches no açúcar e canela.Doce de banana
1/2 xícara de açúcar cristal 3 bananas nanicas em rodelas 1/2 fava de baunilha 2 cravosColoque o açúcar numa panela e leve ao fogo. Deixe caramelar e jogue as bananas. Misture bem e acrescente a fava cortada ao meio e os grãos de baunilha raspados com a pontinha de uma faca e os cravos. Vá mexendo sempre até ver o fundo da panela e formar uma pasta. Ao passar a espátula no fundo da panela, você consegue contar até 3 lentamente antes do "caminho" se fechar. Despeje num prato e deixe esfriar completamente antes de utilizar na massa. Eu não tinha a fava de baunilha… inclusive preciso encontrar elas para experimentar. Aqui em casa só tem essência, que não deve ser NUNCA a mesma coisa né! Por isso não achei que combinou tanto… da próxima vez coloco canela no local.E bem… na hora de rechear não fiz doce suficiente. Pois dobrei a receita de massa e esqueci de fazer isso para os doces. Então… resolvi improvisar com facilidade. Peguei requeijão e fui colocando colheradas dentro no lugar do doce. E gente… devo dizer que ficou MIL vezes melhor que o doce! rsrs… Ficou com gostinho de pão de batata, só que muito mais macio! Perfeito. E… de ultima hora fiz 1 ultimo brioche com nutela… e devo dizer que ficou divino também! Pra quem não tem frutas para fazer o recheio… é uma ótima pedida!
Espero que gostem.
ps.: receita publicada no pagecook
Entre e conheça essa rede social de culinária www.pagecook.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita...
Espero que tenham gostado de mais uma experiencia na cozinha!
Mas gente... se lembrem... divirtam-se SEMPRE na cozinha!
E nos contem aqui o que acharam, passaram e fizeram!
Beijinhos meu povo!