Descobri um blog lindo e ótimo outro dia… o
Quintal. E fui olhando as receitas, as ideias… e me deparei com essa que não resisti rem testar no ultimo fds! Já fiz propaganda no face… e gente… é irresistível! Fica tudo com sabores na medida certa, nada de super doce nem sem graça! PERFEITO!!
A Pavlova é uma sobremesa em homenagem a uma bailarina Russa a
Anna Pavlova. E nada mais é que um suspiro crocante por fora e macio por dentro bem grandão. A massa desmancha na boca. E uma cobertura de frutas e no caso iogurte. Mas… vamos para a receita que eu explico tudo melhor.
Ingredientes:
- 4 claras (em temperatura ambiente) (os ovos que comprei eram MUITO pequenos, por isso usei 5 unidades)
- 1 pitada de sal
- 250 gramas de açúcar cristal
- 1 Colher de sobremesa de essência de baunilha misturada no açúcar (ou se o recheio de cima combinar, pode colocar raspas de limão)
- 2 colheres de chá de amido de milho
- 1 colher de chá de vinagre de vinho branco (ou qualquer outro que seja clarinho)
- 1 Copinho de iogurte natural
- 4 colheres de açúcar (a gosto)
- ½ lata de creme de leite
- 2 maracujás (polpa)
Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno à 180ºC.
Forre uma assadeira com papel manteiga e reserve. Isso facilita na hora de retirar da forma. Mas se não tiver, pode untar com manteiga, e colocar em uma forma bonita e servir nela mesmo. Pois tirar sem o papel pode quebrar toda a massa.
Bata as claras e o sal até que fique em ponto de suspiro. Acrescente o açúcar aos poucos, até que fique firme e brilhante. Acrescente o amido de milho, o vinagre e misture. Acomode o merengue na assadeira, formando um círculo, achate um pouco a parte de cima (ela vai receber o iogurte e o maracujá depois). Eu acabei utilizando uma forma em formato de coração, e resolvi seguir o mesmo formato. Mas o tradicional é redondo! rs A massa fica BEM firme e linda olha:
Leve ao forno, reduzindo a temperatura para 150ºC e asse durante 1 hora. Se o seu forno for igual o meu e a temperatura mínima é 180ºC, pegue uma colher de pau e coloque na porta mantendo a entreaberta. Isso também vai ajudar a deixar o suspiro/merengue mais crocantinho e gostoso. Desligue o forno e deixe a pavlova dentro até esfriar completamente.
Retire do forno, remova o papel manteiga e coloque no prato que for servir.
Em uma batedeira bata o creme de leite até virar um leve chantili, depois acrescente o iogurte e as colheradas de açúcar. Preencha o meio da pavlova com o iogurte e por cima o maracujá. Daí é só se deliciar!