Bem, quando vi essa receita no Pecado da Gula, me apaixonei! Tive que fazer! E ainda mais que eu tinha uma forma nova para usar… toda desenhada! Queria ver se ficaria bonito! E eu estava meio jururu… e quis fazer uma receita BEM bonita e gostosa! E não deu outra… o bolo é MARAVILHOSO!! Mas a forma, que eu estava toda ansiosa para ver… achei pequena, e mal da pra ver o desenho! Acho que ela é só para flãs e gelatinas! Sei la… Tentarei novamente depois…
A receita, eu fiz algumas alterações… como sempre! E vou falando no meio do caminho….
Maçãs carameladas:
- ½ xícara de açúcar
- 3 maçãs fuji pequenas ralada com casca e tudo
- 1 colher (sopa) de manteiga
Massa:
- 4 ovos grandes
- ¾ xícara de açúcar
- ¾ xícara de óleo de canola
- 2 xícaras de farinha de trigo
- ½ colher (chá) de canela em pó
- uma pitada de sal
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 xícara mal cheia de passas escuras sem sementes (100g)
- 2 colheres (sopa) de rum (não usei essa parte, porque em casa não temos bebidas de nenhum tipo, e pra falar a verdade, não sei se faz muita falta.
Para a massa, unte e enfarinhe uma forma de buraco no meio de 24cm (eu não vi a medida antes… falta de atenção total! Ainda bem que não caiu bolo tudo no forno, se não ia ser triste!! rs). Pegue uma peneira e coloque a uva passa dentro dela. Jogue a farinha por cima, e vá peneirando… enquanto isso a uva vai ficando “empanadinha”. Depois reserve a uva passa e misture na farinha a canela.
A receita original manda fazer igual pão de ló, que é bater as claras em neve, e ir acrescentando as gemas uma a uma, e depois o restante dos ingredientes. Porém minha paciência não permite isso. E como eu já sei que da super certo batendo o ovo inteiro… fiz assim. Coloco os ovos na batedeira e bato…. aqui tem a foto dele depois de um tempinho que estava batendo. Já coloco a pitada de sal junto, que ajuda a deixar mais durinho….
Aqui no final… olha como fica super fofinho o ovo batido! Quando chega nesse ponto, que faz picos… e você ver que está bem fofinha, pode começar a acrescentar o açúcar, e deixa bater mais. Depois acrescente o óleo… se tiver paciência o melhor é ir despejando em fio… bem pouquinho… enquanto bate. Eu até tentei, mas as vezes caia mais do que era… e foi assim. Bati um monte. E acrescentei no final a farinha, e a maçã.
Por ultimo coloca o fermento e quando já estiver misturado, lembrando que tem que bater pouco agora, para não desandar o bolo, é só tirar e misturar com o pão duro as uvas passas. E daí é só colocar na forma untada. Olha que massa linda que fica:
E colocar para assar em forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 35 a 40 minutos. Faça o teste do palito para se certificar. Tire do forno e espere amornar 10 minutos antes de desenformar.… e olha que bonitão!!! Da para ver ligeiramente que tem o desenho da forma… mas não aparece muito mesmo não. O que me deixou meio decepcionada. Mas… logo supero. Vou tentar achar uma com os desenhos mais marcantes, que daí vai aparecer melhor.
E para ele ficar mais bonitão… derreti um pouco de chocolate em barra, e acrescentei creme de leite… tudo no olho mesmo.. pra fazer a calda. Que deu um toque maravilhoso ao bolo!!
E normalmente, eu não “empano” as uvas passas, pois achava que nem fazia diferença… Porém, nesse bolo, eu percebi que faz MUITA diferença! tem uva em todo o bolo! Não só no fundo! O que achei super digno, e muito mais gostoso né! Só quero tentar colocar elas de molho na água fervente da próxima vez, que daí ela deve ficar até mais saborosa, molhadinha e macia. Mas dessa vez não tive tempo.
E é isso… espero que gostem! Porque eu AMEI a receita! E pensando… da pra fazer com outras frutas também. O açúcar caramelado da um sabor todo especial! Faz muito sucesso!