A receita… quem me passou foi o meu cunhado, que tem mão ótima para massas! Ajudei ele a faze ruma receita dessas no fim de semana, e agora fiquei com vontade também, e fiz em casa…para ver se ficava igual. Mas vamos a receita né:
Ingredientes:
- 02 colheres de sopa cheias de fermento granulado (aquele para pão);
- 02 colheres de sopa de açúcar demerara;
- 01 colher rasa de sal;
- 1 1/2 xícara das de chá de água morna;
- 1 xicara da de chá de óleo;
- aproximadamente 750g de farinha de trigo;
- 100g farinha de trigo integral (coloquei essa de xereta… mas deu certo).
A massa fica bem molinha, mas não gruda na mão.
Vá tirando bolinhas de 20g cada. E quando terminar de fazer as ultimas bolinhas, já poderá rechear as primeiras. As minhas deram 66 esfirras.
Massinha básica mas que fica super macia e deliciosa!
Aqui elas assadinhas! Não ficaram tão bonitas, pois o recheio era muito molenga… daí é mais difícil de prender as bordinhas.
E o recheio… não tenho uma receita certa. Simplesmente piquei um vidro de palmito, misturei com uma lata de tomate pelado (refogado com 1 cebola, alho e 1 colher de açúcar para caramelar, e o sal), ervilhas (queria milho mas não tinha em casa)… daí quando ferver, é só colocar um meio copo de leite com 3 a 4 colheres de farinha, para engrossar. E pode colocar umas colheradas de requeijão. E ta pronto. Deixe esfriar e recheie…. abrindo as bolinhas e colocando uma pequena colherada dentro. E puxando as massinhas nas laterais para fechar.
Quando estava quase terminando, acabou o recheio de palmito. Daí inventei um recheio doce … que gostei bastante. Mas ainda tenho que melhorar… Foi assim: amassei 2 bananas, coloquei 2 colheres de açúcar mascavo (no final foi pouco… deveria ter colocado umas 5 ou 6 colheres), canela a gosto, 1 pitadinha de sal para realçar o doce e colheradas de farinha de aveia… para ficar mais sequinho para conseguir enrolar. E é isso! Da próxima tentarei de novo… e deixar 100% também.
Gente… desculpa a sumida. E espero que tenham gostado. Hoje se ainda der tempo… irei fazer um pão australiano… que sou simplesmente apaixonada! Vamos ver né…
ps.: receita publicada no pagecook
Entre e conheça essa rede social de culinária www.pagecook.com.br
Lindas esfihas!! E o recheio, achei diferente, gostei!!!
ResponderExcluirBjaoo, Tha!
www.brisandonacozinha.com
Amei suas esfihas, eu nunca fiz qualquer dia eu vou tenter fazer.Feliz Natal Thássila, Deus te abençõe...grande beijo, blog da Lu.
ResponderExcluir