Outro dia comi uma receita de pão de abóbora… que era muito gostoso! E que me deu uma súper vontade de fazer uma receita igual. No dia, não peguei a receita… então fui caçando na net mesmo.
Peguei uma madrugada com projeto de Estruturas Especiais de Concreto para fazer… e realizei a “minha receita”… de um bem bolado de várias que achei na net. E modéstia a parte… ficou divina!
A receita é:
- 5g fermento biológico seco
- ¾ xícara de água morna
- ½ colher (sopa) de sal
- 1 e ½colheres (sopa) de açúcar
- 250g de abóbora madura cozida, fria, sem a casca - cerca de 2 xícaras da polpa amassada
- 1 ovo
- Farinha de trigo até dar o ponto - cerca de 500g(pode variar conforme a umidade da abóbora)
- 2 colheres (sopa) de azeite
- Gergelim para enrolar
No liquidificador coloque todos a água, o ovo, fermento, açúcar, sal, azeite e umas 2 colheres de farinha. Adicione a abóbora em purê (previamente cozida na panela de pressão e amassada. Deixe esfriar parcialmente para colocar na receita). Em uma bacia despeje todo o líquido, e vá juntando com a farinha, até formar uma massa homogênea, lisa, modelável, que se solte das mãos. Deixe a massa cresce coberta com um pano. Se quiser acelerar o processo (igual eu) e tem a opção de dois fornos, coloca no de baixo e liga o de cima… vai ficar quentinho e acelerar todo o processo. Espere crescer até dobrar de volume. Divida a massa nos tamanho desejado e modele os pães.Umedeça os pães com água e role-os sobre o gergelim. Coloque-os numa assadeira grande, untada e polvilhada, deixando espaço entre eles. Deixe crescer novamente por cerca de meia hora ou até os pães dobrarem de volume. Se quiser pode fazer cortes com lâmina afiada, e leve ao forno preaquecido bem quente (280 ºC) e deixe assar por 10 minutos. Abaixe o fogo para 230 ºC e deixe assar por cerca de 50 minutos. Os pães devem ficar bem dourados. Se quiser pode colocar amêndoas na massa, ou até mesmo enrolar nelas.
E é isso…
enquanto eu faço o meu super projeto!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita...
Espero que tenham gostado de mais uma experiencia na cozinha!
Mas gente... se lembrem... divirtam-se SEMPRE na cozinha!
E nos contem aqui o que acharam, passaram e fizeram!
Beijinhos meu povo!