E claro, não tem sobrado muito tempo para o blog. Nem para cozinhar de fato.
Mas na ultima sexta, eu consegui fazer um Jacaré trançado (salgado)… todo fofo. E estou tentando postar o mais rápido possível! Para não esquecer! E para não ficar totalmente sem atualizações por aqui. Porque vontade de fazer outras coisas não me falta, só o tempo mesmo que não existe, nem coopera! rs
Essa receita, é uma que minha tia faz desde sempre. E que todo mundo ama! Só modifiquei o recheio. E explicando o nome…não sei porque aqui em casa todo mundo chama de jacaré, mas isso nada mais é do que um rocambole. Que pode ser salgado ou doce…E normalmente é só enrolado. Mas essa semana eu quis fazer diferente, e por isso…trancei.
Massa do Jacaré
- ½ kg de farinha de trigo;
- 1 ovo;
- 1 copo de leite;
- ½ xícara de óleo;
- 2 colheres de fermento granulado (de pão);
- 1 colher (sopa) de açúcar;
- Sal a gosto.
Bata o fermento com o leite (pode ser meio morno) e o açúcar, deixe agir um pouco e misture a todo o resto dos ingredientes. Deixe descansar por mais ou menos 30 minutos (ou até dobrar de tamanho). Separar a massa em 3, e abrir até formar um retângulo (bem mais comprido do que largo), só lembrando de não deixar MUITO fina, pois se não o recheio pode vazar por pequenos buracos da massa. Rechear, deixando uma borda para fechar. E depois enrolar. Vão ficar 3 mini rocamboles compridos. Para fechar, tem que dar uma molhadinha nas pontas para colar. Depois disso, só juntar as 3 pontas, e trançar, igual se fosse no cabelo. Passar gema de ovo com um pouquinho de leite e sal por cima, para ficar bem douradinho. Deixe crescer até dobrar de volume novamente, e colocar para assar.
Recheio de Ricota
Bem o recheio foi feito todo a olho. Amassei uma ricota inteira, e fui acrescentando: milho cozido (deu um pouco mais que 1 lata, pois era um tanto que tinha congelado), azeitona, orégano, alecrim (muito pouquinho, pois ele é muito forte), leite, queijo mozarela, queijo provolone, requeijão, sal… e acho que foi só. Misturei tudo até dar uma liga considerável… e prontinho. Está pronto o recheio! Acredito que se for colocar tomate, tem que secar bem a água dele, por que se não o jacaré vai abaixar (murchar) depois que assar.
Bem é isso… Espero que gostem! Aqui.. estava uma delícia!!
ps.: receita publicada no pagecook
Entre e conheça essa rede social de culinária www.pagecook.com.br
gENTE ISSO É UMA LOUCURAAAAA! DEVE SER UMA DELICIA VOU TENTAR FAZER ESSA DELICIA
ResponderExcluir