E bem… Beterraba! Quem gosta dela!? Eu particularmente só como se estiver com a cor bem vermelhinha e sem muito tempero. Mas não é meu legume favorito. Porém aquela cor dela… totalmente me cativa! E com esse pensamento que eu tentei fazer uma receita de bolo com a bendita. Mas vou contar… depois que assa a cor some totalmente. Quando a beterraba é triturada e colocada direto na receita… fica parecendo um bolo de açúcar mascavo. Daí… eu pensei com meus brilhantes botões em caramelizar a beterraba… igual fiz na receita de Bolo de Maçã Caramelado. O que me deu o gatilho de querer fazer a receita… foi a Akemi com um bolo lindo… aqui.

Mas olha… meu bolo ficou com as tirinhas da beterraba bem vermelhinhos! E conforme passou o tempo… parece que a massa começou a ficar mais vermelhinha também. Mas não consegui tirar foto… Vou colocar a receita…
Beterraba carameladas:
- ½ xícara de açúcar
- 1 beterraba grande ralada (+/- 300gr)
- 1 colher (sopa) de manteiga

Coloque ½ xícara de açúcar numa panelinha e leve ao fogo para caramelizar. Deixe o caramelo escuro tomando cuidado para não queimar e tornar amargo (não mecha com a colher para não açucarar. Vá apenas balançando a panela em círculo até dar o ponto). Junte Beterraba ralada no ralo grosso. Misture bem. A beterraba vai soltar bastante água, e parece que vai empelotar ou grudar tudo na panela, mas deixe ir fervendo e vai mexendo (agora pode usar a colher), que vai soltar tudinho! Deixe apurando até ficar macia e o caldo reduzir bastante. Coloque a manteiga e misture até derreter. Despeje num prato e deixe amornar.

Massa:
- 4 ovos grandes
- ¾ xícara de açúcar
- ¾ xícara de óleo de canola
- 2 xícaras de farinha de trigo
- ½ colher (chá) de canela em pó
- uma pitada de sal
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 xícara mal cheia de passas escuras sem sementes (100g)
- Se quiser pode colocar 1 xícara de castanhas que preferir. É que eu não tinha nenhum no dia.
Para a massa é só bater os ovos até ficarem BEM aerados. Daí vá acrescentando o açúcar e bata mais um pouco. Depois o restante dos ingrediente, exceto as uvas-passas e a castanha se for colocar.
Daí quando a massa já estiver toda homogenia… é só acrescentar os restantes dos ingredientes e a beterraba caramelada, e misturar com um pão-duro. Olha a cor linda que vai ficar!

Eu aproveitei para usar novamente minha forma de coração do noivado… que estava rejeitada por falta de oportunidades! E achei que super combinava a cor com o formato!



Maravilhosa!!! De brigadeiro!!!! Usei um achocolatado bem amargo… que achei que combinou super. Para não ficar doce de mais né! rs

Daí não tinha quem não quisesse provar o bolo! Olha que maravilha!!

Sei que sou suspeita pra falar porque é filho meu…mas eu AMEI!

E os adultos também! Meu noivo não gosta muito de beterraba… e no fim… adorou o bolo! O preferido ainda é o de cenoura… mas… para desbancar o favorito, tem que ser muito bolo né! rsrs Tirar gostinho de infância… não é pra qualquer um! rs
Espero que gostem! E quem fizer…pode mandar fotinhos e suas opniões… para mostrar que bolo diferente também é gostoso! rs

ps.: receita publicada no pagecook
Entre e conheça essa rede social de culinária www.pagecook.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita...
Espero que tenham gostado de mais uma experiencia na cozinha!
Mas gente... se lembrem... divirtam-se SEMPRE na cozinha!
E nos contem aqui o que acharam, passaram e fizeram!
Beijinhos meu povo!