Mas… ficou delícia! E bom que utilizei a máquina de fazer pão! Que coitada… nem sempre da tempo de usar! Mas nesses últimos, com a moça que trabalha em casa de férias… é ótimo! Uma praticidade que só!
Ingredientes
* xícara medida 240ml
- 300g de farinha de trigo (2 xícaras+2 colheres de sopa)
- 15g de açúcar (1 colher de sopa cheia)
- 5g de sal (1 colher de chá)
- 4g de fermento seco para pão (1 colher de chá)
- 15g de manteiga sem sal amolecida (1 colher de sopa)
- 200ml de água morna
- 1 colher (chá) de melhorador de farinha (este faz com que o pão fique macio e tenha uma duração maior) - opcional
Se você tiver a máquina de fazer pão, coloque os ingredientes indicados na ordem de baixo pra cima no bowl do aparelho e ligue na função amassar. Espere completar o ciclo (o da minha máquina é de 1h e meia), depois é só enrolar no formato desejado, deixar crescer novamente e colocar para assar.
Se você não tiver máquina, pode fazer na mão também, coloque todos os ingredientes numa vasilha e sove bastante até que a massa fique lisa e elástica mas ainda um pouco pegajosa. É importante que a massa não esteja seca. Com as mãos untadas em óleo ou manteiga, tire a massa da vasilha, modele numa bola e coloque numa vasilha grande e levemente untada com óleo. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 40 a 50 minutos ou até dobrar de volume. A Carla dividiu em 3 porções para a segunda vez que cresceu. Eu não fiz isso…e assei numa forma muito grande… então o pão ficou baixinho. Da próxima farei diferente. Daí deixar descansar por mais uns 15 minutos.
Se a massa estiver muito grudenta, polvilhe a mesa levemente com farinha. Pegue uma das bolinhas menores e coloque com a emenda para cima. Com um rolo, abra num retângulo de cerca de 22x15cm. Dobre as laterais até o centro mas sem encavalar com a outra massa e enrole como rocambole.
Coloque o rolinho com a emenda para baixo numa forma bem untada com manteiga. Repita com as demais bolinhas, lembrando de deixar a maior no centro. Deixe descansar mais 30 a 40 minutos, ou seja, 3ª fermentação. Deixe a massa crescer bastante, e pré-aqueça o forno. Antes de colocar para assar, pulverize um pouco de água na superfície da massa ou joque um pouco com a mão mesmo. Esse truque de pulverizar com água é o que faz com que o pão fique com a casquinha crocante, e não dura.
Leve para assar em forno pré-aquecido a 210˚C. Logo que colocar o pão para assar, baixe a temperatura para 200˚C e deixe por cerca de 35 minutos. Desenforme e deixe esfriar sobre uma grelha.
E é isso! Fica uma delícia o pãozinho! E com uma manteiguinha derretendo ainda quentinho… ai ai…. é irresistível! Vocês vão ver!
O meu ficou um pouco cascudo de mais… acho devo ter assado de mais…. mas da para fazer mais um teste em breve!
ps.: receita publicada no pagecook
Entre e conheça essa rede social de culinária www.pagecook.com.br
Que legal que fez, Tha! Eu quando fiz segui à risca as dicas da Akemi (de onde peguei a receita), e ficou demais! Talvez alguma mudança no meio do caminho deixaram ele um pouco diferente, mas é delicia né?
ResponderExcluirBeijoooooooooo!
Pois é! Vou tentar fazer de novo... e descobrir o que errei! Mas tenho para mim que deixei a massa dura! rs... tenho mania que não pode grudar na mão!!! nadinha!
ExcluirMas... farei de novo e conto! Mas o sabor...é igualzinho!! Delícia!