Eu sou apaixonada por pão de fubá… e achei essa receita, já tem um bom tempo. Já fiz ela várias vezes, e SEMPRE dá certo! É ótimo! O único cuidado, é deixar assar no ponto certo. Por ele ser amarelinho, é meio difícil ver quando está coradinho… e se deixar pouco fica com gosto de crú e se deixar de mais, fica com meio duro. Mas… gostoso mesmo assim.
Vamos à receita:
Pão de Fubá
Ingredientes
250 gramas de fubá
750 gramas de farinha de trigo
1 ovo
20 gramas de fermento biológico seco
150 ml de óleo
1 colher de sopa rasa de sal
2 colheres de sopa rasa de açúcar
aproximadamente 350 ml de água morna (eu usei +/- 450ml)
Modo de fazer
Misture todos os ingrediente e sove bastante, até que a massa fique bem lisinha, se ela ficar grudenta, coloque um pouquinho de farinha, se ela ficar dura, coloque mais um pouquinho de água, o ponto ideal é quando ela fica bem elástica e não gruda nas mãos!
Deixe crescer por 45 minutos, ou até que ele dobre de tamanho. Amasse um pouco novamente e modele os pães em superfície coberta com fubá, fazendo o formado que desejar. Desde bolinhas individuais, baguetes, ou grandes para cortar em fatias (Só lembrando que se fizer ele grande, tem que assar um pouco mais de tempo… para ficar ficar completamente assado).
Deixe crescer novamente, uns 30 minutos. E coloque-os para assar em forno pré aquecido, em temperatura média, em forma untada e polvilhada com fubá, até que fiquem dourados. Eu ainda fiz uns cortinhos em cima, só pra dar um charme. Para não formar uma casca muito grossa no pão, pode-se borrifar água no forno, quando colocar o pão lá para assar. Isso fará com que a umidade de lá aumente, e que a casca não resseque de mais.
Provem… e vão ver que delicioso que são!
Divirtam-se na cozinha!!!
ps.: receita publicada no pagecook
Entre e conheça essa rede social de culinária www.pagecook.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita...
Espero que tenham gostado de mais uma experiencia na cozinha!
Mas gente... se lembrem... divirtam-se SEMPRE na cozinha!
E nos contem aqui o que acharam, passaram e fizeram!
Beijinhos meu povo!