quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Torta de Rosas de Maçã

Bem... vendo minhas receitas, e o quanto eu amo fazer tudo isso. Resolvi compartilhar um tiquinho do que eu gosto.
Já tive outro blog, porém abandonei ele quando por algum motivo todas as minhas fotos sumiram por completo, tirando toda a graça dos posts... E como eram MUITOS foi irrecuperável! Por isso desisti.
Mas nesse ano, resolvi  voltar ao meu antigo lazer! E espero que gostem.
Essa receita foi publicada no site do SELETOS, na minha "coluna" mensal... e por tanto resolver transportar para cá também. Fiz essa receita para o Natal com os amigos, final do ano... e fez um SUPER sucesso!
Ingredientes:
Massa:
  • 10 colheres de farinha de trigo
  • 6 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) fermento Royal
  • 1 ovo (clara separada em neve)
  • 1 pitada de sal
  • 4 colheres de manteiga
  • 1 colher de sopa de raspas de laranja
Recheio Preto: Ganache de Forno
  • 200g de chocolate (pode mesclar com meio amargo, ou amargo)
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1 ovo médio
  • 1 colher de mel
  • Recheio Branco
  • 3 gemas
  • 1 lata de leite condensado
  • A mesma quantidade de leite
  • 2 colheres de sopa de maisena
  • 1 lata de creme de leite
  • Rosas de Maçã
  • 6 maçãs
Modo de preparo

Massa: Misture todos os ingredientes, como uma massa comum. Forre na forma desejada, de preferência de fundo removível. Coloque para assar, em forno médio, até que cresça e fique levemente dourada (não pode assar demais porque vai ao forno novamente).
Recheio Preto: Ganache de Forno
Derreta o chocolate no microondas, retire e misture os restantes dos ingredientes. Reserve.
Recheio Branco: Misture todos os ingredientes, menos o creme de leite. Deixe ferver e quando engrossar,  acrescente o creme de leite, e desligue o forno. Reserve.
Rosas de Maçã: Corte as maças ao meio e retire as sementes. Não tire a casca pois é ela que ajuda a dar sustentação para as rosas. Com um descascador de vegetais, fatie a maçã, formando “meias luas”.  Não tem problema dela oxidar (escurecer) pois ela ainda vai assar, ficando mais escura de qualquer forma.
Montagem
Com a massa pré assada, distribua o ganache por toda a massa. Ele vai ficar mole, mas depois de assar e ir para a geladeira vai endurecer normalmente. Eu coloquei o creme branco com um saco de confeitar, fazendo toda a volta com a massa, pois meu creme branco ficou muito duro. Porém você pode distribuir por toda a torta também, mas com cuidado para não misturar os dois cremes.
Com as maçãs já fatiadas, vá enrolando aos poucos, formando as rosas, e colocando sobre a torta. Eu coloquei as rosas muito juntas, e não tem necessidade. Mas vai de gosto.
Depois que tiver rosas por toda a rosa, polvilhe um pouco de açúcar para ajudar a caramelizar e ficar bonito e leve a torta para assar, até que as rosas estejam douradas (sempre lembrando de olhar a massa também, para que ela não queime também).


ps.: receita publicada no pagecook 
Entre e conheça essa rede social de culinária www.pagecook.com.br

2 comentários:

  1. Querida, Muito perfeita essa receita!!
    achei ela em outro site e estava escrita muito descordenadamente.. Acho que era o portugues de Portugal.
    Bem.. eu farei ela ainda hoje, por sua facilidade e exelencia p/o evento "chá das vovós" na minha igreja.
    obrigado amor, ficarei de olho em seu blog. bjo

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou!
    depois... manda uma fotinho para postar aqui no blog!
    thassilav4@gmail.com

    talvez estava meio desconexa a receita pois a original era em húngaro, dai colocando do google tradutor fica uma confusão! rsrrs eu fiz a minha e escrevi da melhor forma que consegui! mas obrigada!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita...
Espero que tenham gostado de mais uma experiencia na cozinha!
Mas gente... se lembrem... divirtam-se SEMPRE na cozinha!
E nos contem aqui o que acharam, passaram e fizeram!
Beijinhos meu povo!