sexta-feira, 22 de março de 2013

Bolinho de Canela e Açúcar Mascavo

A saga desse bolinho foi no mínimo engraçada! Resolvi fazer eles de ultima hora, para levar na nossa reunião do pequeno grupo. E no fim, quando fui fazer a cobertura, peguei paçoca ao invés de açúcar mascavo! E usei o ultimo restinho da canela assim, errado... então tive que sair correndo para comprar canela! Sei que no fim, levei para assar na casa dos meus amigos. E gente… fica uma delícia! Só não consegui nenhuma foto BONITA! rs… e estava esquecendo de tirar a foto… então já estava quase acabando! rs
A receita original peguei Technicolor Kitchen, que tem receitas ótimas! E fotos lindas! Tenho vontade de fazer a maioria… o único detalhe é manter o peso na balança depois disso… e claro, ter tempo para fazer as receitas!
161
Mas vamos a receita…
Bolinho de Canela
Massa de iogurte:
  • 2¼ colheres (chá) de fermento biológico seco
  • ¼ xícara (60 ml) de água morna
  • 3 colheres (sopa) - 42g - de manteiga sem sal, derretida e fria
  • 2/3 xícara de iogurte natural integral
  • 3 colheres (sopa) de açúcar cristal
  • 1 ovo grande
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha
  • 320g de farinha de trigo comum + um pouquinho extra para sovar, se for necessário
  • ¼ colher (chá) de sal
  • ¼ colher (chá) de bicarbonato de sódio
Cobertura de açúcar e canela:
  • 65g de açúcar mascavo claro
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal, derretida
Massa: polvilhe o fermento sobre a água dentro da tigela grande da batedeira; reserve por 5-10minutos ou até que borbulhe. Junte a manteiga, o iogurte, o açúcar, o ovo e a baunilha e misture para incorporar. Com a batedeira e o batedor em formato de pá, bata em velocidade baixa e acrescente 250g da farinha, o sal, e o bicarbonato. Bata em velocidade médio-baixa até incorporar os ingredientes, 30-45 segundos. Junte a farinha restante e bata até obter uma massa homogênea e levemente macia.
Transfira para uma superfície levemente enfarinhada e sove até que a massa fica acetinada e elástica, 3 minutos aproximadamente – no começo a massa estará grudenta, porém não acrescente mais do que 2 colheres (sopa) durante a sova. (A minha massa ficou meio mole de mais, então acabei acrescentando mais farinha… mas não sei a medida. Fiz até ela ficar mole, porém sem grudar tudo na mão.) Volte a massa para a tigela, cubra com filme plástico e deixe crescer em um lugar morninho por cerca de 1hora ou até que dobre de volume; faça o teste: toque a massa levemente com a ponta do dedo – se ficar um buraquinho, a massa terá crescido.
Enquanto isso, prepare a cobertura de açúcar e canela: junte o açúcar mascavo e a canela em um potinho. Coloque a manteiga derretida em uma tigelinha rasa.
Unte generosamente com manteiga forminhas de pão de mel (ou de muffins). Dê um soquinho leve na massa para remover o ar. Formate-a em um cilindro longo e divida em 15 porções iguais (cada uma terá cerca de 50g). Divida cada porção em 6 partes iguais e faça bolinhas com elas. Passe as bolinhas pela manteiga derretida e, em seguida, pelo açúcar com canela. Arrume as bolinhas na forminha. Deixe crescer novamente, cerca de 40 minutos – enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180°C.
Asse até que os pãezinhos dourem, 20-22 minutos. Transfira a forma para uma gradinha e deixe esfriar por 5-8 minutos. Com jeitinho, remova os pãezinhos da forma, soltando-os com uma faquinha se necessário (não deixe esfriar ou eles grudarão). Transfira para a gradinha para esfriar.
  160 Comentários finais da receita:
  1. Ela é uma delícia, e fica super crocante por causa do açúcar em volta.
  2. O formato fica a coisinha  mais feia que já vi na vida! rs… e da próxima vez tentarei fazer tipo fatia húngara, pois daí o recheio fica em tudo igual, porém o formato fica mais bonitinho e não desmancha inteiro. Pois sim… as bolinhas que você coloca na forminha não grudam completamente uma na outra.
  3. É uma receita que pede bis… em breve! Afinal o cheirinho de canela… não tem igual pra ninguém!
  4. Quase que acabou TUDO em UMA sentada… isso porque éramos apenas 6 pessoas! rs Delicinha! Então se estiver de regime… CUIDADO! rs
E é isso…espero que tenham gostado!
É uma ótima receita para o por do sol de sexta… ainda da tempo de fazer! se for rapidinho! rs
Assinatura
ps.: receita publicada no pagecook 
Entre e conheça essa rede social de culinária  www.pagecook.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita...
Espero que tenham gostado de mais uma experiencia na cozinha!
Mas gente... se lembrem... divirtam-se SEMPRE na cozinha!
E nos contem aqui o que acharam, passaram e fizeram!
Beijinhos meu povo!