segunda-feira, 11 de março de 2013

Brioche Recheado

Faz um tempinho que eu queria fazer um brioche. E Quando vi essa receita, achei que era a minha chance. A idéia original era fazer igual a receita, que era com doce de banana, para aproveitar umas bananas que estavam MUITO maduras! Porém fiz pouco doce… e terminei fazendo outros sabores também. E foi a melhor coisa que eu fiz! Pois ficou muito mais delícia!
A receita peguei no Pecado da Gula, minha total inspiração para pães gostosos e diferentes!
 153 154 
Brioche Recheado
  • 460g de farinha de trigo
  • 10g de fermento seco para pão
  • 200ml de leite desnatado
  • 60g de açúcar
  • ½ colher (chá) de sal
  • 100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 1 ovo extra (bata bem e meça 60g - guarde a outra metade para pincelar os pães)
Coloque metade da farinha numa vasilha e coloque o fermento, açúcar, o ovo batido e o leite levemente aquecido. Misture bem com uma colher de pau até levantar bolhas e ficar uma massa viscosa. Junte o resto da farinha, o sal e a manteiga amolecida. Misture com a colher de pau lentamente até incorporar toda farinha. Jogue a massa na mesa sem enfarinhar e raspe bem toda a vasilha, deixando-a o mais limpa possível. Reserve esta vasilha de lado.
Comece a sovar a massa. Se estiver muito úmida e grudando toda na mesa e na mão, junte um pouco mais de farinha. Ela é bem macia e boa de trabalhar. Sove BASTANTE! Cerca de 15 minutos de estica e puxa até ficar lisa e homogênea e não grudar mais nas mãos. Faça uma bola com a massa e coloque na vasilha reservada. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 30 a 40 minutos ou até que dobrar de volume.
Dê alguns soquinhos na superfície da massa para tirar o gás acumulado e jogue a massa sobre a mesa. Divida em 22 porções de 40g. Modele em bolinhas, cubra com pano de prato e deixe descansar por 10 minutos. Enquanto isso, unte com manteiga uma assadeira ou forminhas de muffins ou brioches (no meu caso utilizei umas forminhas de pão de mel. Untei BEM, e a massa já é bem gordurosa, então não gruda de jeito nenhum! O que é ótimo! Normalmente essas forminhas dão trabalho para desenformar).
Pegue uma bolinha e abra na mão até atingir cerca de 10 a 12 cm de diâmetro. Recheie com cerca de 15g de doce de banana (uma colher de chá cheia), feche bem e coloque na forminha. Repita o processo até acabarem as bolinhas.
Cubra com plástico e pano de prato e deixe descansar até dobrar de volume. Pincele levemente com a metade do ovo batido que sobrou e leve para assar em forno pré-aquecido a 190oC por 12 a 15 minutos ou até ficarem bem corados.
Desenforme e deixe esfriar sobre grade. Se quiser, logo que desenformar, passe os brioches no açúcar e canela.
Doce de banana
  • 1/2 xícara de açúcar cristal
  • 3 bananas nanicas em rodelas
  • 1/2 fava de baunilha
  • 2 cravos
Coloque o açúcar numa panela e leve ao fogo. Deixe caramelar e jogue as bananas. Misture bem e acrescente a fava cortada ao meio e os grãos de baunilha raspados com a pontinha de uma faca e os cravos. Vá mexendo sempre até ver o fundo da panela e formar uma pasta. Ao passar a espátula no fundo da panela, você consegue contar até 3 lentamente antes do "caminho" se fechar. Despeje num prato e deixe esfriar completamente antes de utilizar na massa.  Eu não tinha a fava de baunilha… inclusive preciso encontrar elas para experimentar. Aqui em casa só tem essência, que não deve ser NUNCA a mesma coisa né! Por isso não achei que combinou tanto… da próxima vez coloco canela no local.
E bem… na hora de rechear não fiz doce suficiente. Pois dobrei a receita de massa e esqueci de fazer isso para os doces. Então… resolvi improvisar com facilidade. Peguei requeijão e fui colocando colheradas dentro no lugar do doce. E gente… devo dizer que ficou MIL vezes melhor que o doce! rsrs… Ficou com gostinho de pão de batata, só que muito mais macio! Perfeito. E… de ultima hora fiz 1 ultimo brioche com nutela… e devo dizer que ficou divino também! Pra quem não tem frutas para fazer o recheio… é uma ótima pedida!
155
Bem… ainda bem que dobrei a receita, pois não mesmo dando 22 brioches, foi quase tudo na mesma hora! Quentinho super DELÍCIA!
Espero que gostem.
Assinatura

ps.: receita publicada no pagecook 
Entre e conheça essa rede social de culinária  www.pagecook.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita...
Espero que tenham gostado de mais uma experiencia na cozinha!
Mas gente... se lembrem... divirtam-se SEMPRE na cozinha!
E nos contem aqui o que acharam, passaram e fizeram!
Beijinhos meu povo!