terça-feira, 7 de maio de 2013

Bolo de Maçã (sem ovos)

Gente… esse bolo foi simplesmente uma saga para fazer…. Mas olha que delícia:
 172
Primeiro eu tinha pouco tempo (e no fim atrasei um monte mesmo…fazer o que né! rs). Mas a vontade de fazer um bolinho reinava em mim. Na verdade queria fazer um daqueles bolos coloridos lindos que ando vendo pela net (degrade), porém quando fui pegar os ingredientes para fazer o bolo, qual a minha surpresa!? Não tinha NENHUM ovo na geladeira!!! Daí falei… vou na esquina comprar…
Saí de casa toda animada, olho pra lá… e esta fechado! rs voltei… e pensei EU QUERO UM BOLO DE QUALQUER COISA!!! Então… foi quando eu lembrei de um livrinho de receitas totalmente natureba… e fui ver quais as opções que tinha nele! E achei uma receita de bolo sem ovo e sem fermento. Mas pensei comigo… não vai rolar fazer sem fermento. Já não tem o ovo pra fazer crescer! Então… fui fazer minha linda receita natureba nova, com adaptações!
O livrinho, se alguém se interessar é um E-book, que tem que pedir nesse link, ou então eu posso mandar por e-mail… só deixar nos comentários o contato… tem receitas bem interessantes e legais!
168
Espero que gostem! E gente… ele é MUITO fácil de fazer! Não precisa nem de batedeira! Mas…. vamos a receita:
Bolo de Maçã
Ingredientes:
  • 3 xícaras de farinha de trigo (a receita mandava integral, porém eu usei a branca mesmo. Acho que pra bolo ficaria com o gosto muito forte se usa-se a integral)
  • 1 e ⅓xícara de açúcar (demerara ou mascavo)
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 1 xícara de óleo
  • Pitada de sal
  • Canela a gosto (a receita mandava baunilha, mas eu acho que combina mais com canela… então mudei! rs)
  • 4 xícara de maçã descascada e picada (eu tinha só 3 maçãs bem pequenas, piquei grosseiramente com casca e tudo e bati no mixer para dar uma picada melhor. Ficou pedaços bem fininhos. Eu acho muito mais saldável utilizar a casca das frutas… se posso, prefiro deixar, e nessa receita não fez diferença alguma!)
  • 1 xícara de castanha-do-pará picada (bati no mixer também. Não bate muito, pois é a crocancia da castanha que da todo um charme na receita!)
  • 1 xícara de uva passa
  • 1 xícara de leite de soja (como não tinha as 4 maçãs, acrescentei um pouco de leite de soja para amolecer a massa, e ficar com cara de massa de bolo mesmo. Afinal o fermento precisa do molhadinho pra crescer né. E a maçã solta água. Não seria suficiente as que eu tinha…. )
Modo de Fazer:
Ligar o forno (160°C). Untar e enfarinhar a forma. Numa tigela, misturar bem a farinha, o açúcar, o sal e o fermento. Numa outra tigela, misturar as maçãs, as castanhas e as passas e a canela. Juntar o óleo à mistura seca mexendo bem. Em seguida, juntar esta mistura à outra com as maçãs, e acrescentar o leite misturando muito bem com uma colher, até não ter nenhum vestígio de farinha seca. Despejar em uma forma, alisar um pouco por cima e colocar para assar por mais ou menos 1 hora.
Quando tirei, derreti um pouco de chocolate, pois a receita estava muito natural! rs… e coloquei de cobertura com uma colherada de mel. e Prontinho! delícia de receita!
 169
Aqui ele logo que desenformei. Ele deu uma leve quebradinha, pois estava muito quente. Porém o chocolate de cima disfarçou tudo!

170
E o bolo todo delícia… pra quem ama chocolatinho! rs Da próxima vez, a cobertura será de alfarroba, que daí fica saldável por completo!

171 
E é isso! Espero que tenham gostado! E tentei fazer em casa! Super vale a pena a praticidade com a delícia que fica!
Beijinhos!

Assinatura
ps.: receita publicada no pagecook 
Entre e conheça essa rede social de culinária  www.pagecook.com.br




2 comentários:

  1. Ei Thassila.. adorei a receita.. como sou celíaca vou modificá-la para os meu padrões.. tem como me mandar o livro por email: thaispoli@yahoo.com.br? Obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Se quiser compartilhar como a receita sem gluten ficou... só mandar no meu email.... vou adorar saber!
      Os livros estou mandando no seu email.
      Beijinhos!
      Thá

      Excluir

Obrigado pela visita...
Espero que tenham gostado de mais uma experiencia na cozinha!
Mas gente... se lembrem... divirtam-se SEMPRE na cozinha!
E nos contem aqui o que acharam, passaram e fizeram!
Beijinhos meu povo!