terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Cupcake de Milho Verde

Ontém viajando nos blogs por aqui, encontrei um que simplesmente AMEI! Se chama Pecado da Gula, e tem umas receitas maravilhosas!!! Mas fiquei muito curiosa para ver essa de bolo Cupcakes de fubá com brigadeiro de milho…afinal tenho paixão por milho. Assim como todo mundo em casa. O brigadeiro fica com um gostinho de mingau de milho verde… que simplesmente me cativou! E o bolo é muito saboroso também. Aprovadíssimo.
O único detalhe, foi que na pressa de ver tudo pronto logo, o brigadeiro ficou meio mole… daí, ele não ficou tão bonito como deveria ficar. E eu também não coloquei canela, pois prefiro o gostinho do milho puro… canela vai em outras coisas aqui em casa! rs
13
Brigadeiro de milho:
  • 1 lata de milho verde
  • 1 lata de leite condensado
  • 100ml de leite
  • 2 colheres (sopa) de creme de leite de caixinha UHT
  • 1 colher (sopa) rasa de manteiga sem sal
  • 1 pitada de sal
Escorra o milho e despreze a água. Despeje os grãos no copo do liquidificador junto com o leite e bata até formar um purê grosso. Peneire esta mistura numa panela grossa. Pode parecer que não vai peneirar mas vá apertando com uma colher e raspando o creme do outro lado. Reserve o bagaço e nem lave o copo do liquidificador. Ele será usado novamente para preparar a massa. Na mesma panela, junte os demais ingredientes e misture bem. Leve ao fogo médio até levantar fervura, baixe o fogo e cozinhe sem parar de mexer por uns 20 minutos até ficar cremoso (ao raspar o fundo da panela, forma-se um caminho que é visível por alguns segundos antes de ser coberto pelo doce novamente). Despeje em prato untado com manteiga e deixe esfriar.
Massa: (para xícara medidora de 240ml)
  • 2 ovos extra (60g cada)
  • 1/2 xícara mal cheia de óleo
  • 1/2 xícara de suco de laranja
  • bagaço do milho do brigadeiro
  • 3/4 xícara de açúcar refinado
  • 2/3 xícara de farinha de trigo
  • 2/3 xícara de kimilho (farinha de milho em flocos finos pré-cozida)
  • 1/2 colher (sopa) de fermento em pó
  • Pré-aqueça o forno a 190˚C
Forre a forma de cupcakes com 10 forminhas de papel (6cm) (não sei qual a medida das minhas forminhas, é a média… mas acho que enchi pouco pois deu 17 bolinhos, e eles não cresceram para fora da forminha de papel)
No copo sujo do liquidificador, volte o bagaço, acrescente os ovos, óleo e suco de laranja. Bata por 2 minutos.
Enquanto isso, numa vasilha grande, peneire a farinha de trigo e misture com o kimilho. Reserve.
Junte o açúcar no copo do liquidificador e bata por mais 1 minuto.
Despeje este líquido na vasilha com a farinha e misture com fouet até ficar homogêneo. Por fim, peneire o fermento e misture bem com fouet até incorporar.
Distribua a massa nas forminhas até encher 3/4 da capacidade.
Leve para assar por 30 a 35 minutos até ficarem levemente dourados. Faça o teste do palito.
Tire os bolinhos da forma e deixe esfriarem sobre uma grade.
Quando o brigadeiro esfriar, coloque dentro de um saco de confeitar com bico pitanga grande e decore os bolinhos. Se quiser polvilhe um pouco de canela em pó e delicie-se! ;)
12A idéia era que ficasse igual ao da  Akemi (eu acho que é esse o nome… pois é o que mostra no perfil… se estiver errado por favor me corrige!), muito mais lindos… porém… pelo menos ficou gostoso! Vou colocar as fotinhos dela para inspiração geral da nação, rs:
14


ps.: receita publicada no pagecook 
Entre e conheça essa rede social de culinária  www.pagecook.com.br

2 comentários:

  1. Oi Tassila! Muito obrigada pela vista e pelos elogios ao PG! Vim conhecer seu cantinho e conferir a receita dos cupcakes! Realmente para quem gosta de milho é um prato cheio e acho que o brigadeiro molinho como o seu deve ter ficado até mais gostoso e cremoso! ;)
    Obrigada por creditar devidamente mas quanto ao uso de fotos para você que está iniciando no mundo dos blogs acho que em posts futuros seria bacana pedir a autorização dos autores das fotos ok? ;)
    Adorei as receitas, a torta de maçã parece deliciosa!!! Desejo muito sucesso e que o blog lhe traga muitas alegrias e amizades!!!
    Bjss e uma linda noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Akemi,
      Desculpa não pedir autorização para o uso das fotos, achei que você não ligaria, afinal falei que eram suas e tals.
      Já tive outro blog, e nunca tive problema... espero que não fique chateada.
      Mas obrigada pelo conselho, e pelos elogios! A torta de maça é bem deliciosa sim! E acredito que vou fazer ela de novo para o meu noivado... daqui alguns meses.
      Beijinhos!
      Uma ótima noite!

      Excluir

Obrigado pela visita...
Espero que tenham gostado de mais uma experiencia na cozinha!
Mas gente... se lembrem... divirtam-se SEMPRE na cozinha!
E nos contem aqui o que acharam, passaram e fizeram!
Beijinhos meu povo!