sexta-feira, 18 de maio de 2012

BOLO DE LIMÃO COM GLACÊ

Vi esta receita do Panelinha, de bolo de limão com glacê. E meio que adorei a idéia. Assim que tive um tempinho (no meio dos estudos… e para desestressar fui testar no fim de semana). E tenho algumas considerações a fazer….
Foi a receita mais desastre que já fiz. Primeiro que manda bater a manteiga e depois acrescentar o açúcar até ficar fofo, e depois colocar os ovos. E eu li tudo errado, coloquei manteiga e os ovos… e o negocio não ficava fofo NUNCA! Só depois que coloquei o açúcar que virou. E a calda, bem… também me confundi, e coloquei 2 limões ao invés de 2 colheres…então ficou mais azedinho… E claro, eu quebrei um vidro de azeite, sem querer, que estava por perto durante todo esse processo. Então… foi uma receita meio desastrosa. Porém gostosa! rs Ah… e o meu forno esta um tiquinho torto ou sei la, mas ele assa meio desigual! como da para perceber na foto! rs
Vamos a receita (que estou colocando totalmente na integra… e os meus comentários no final):
112
PARA A MASSA
INGREDIENTES
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 200 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 4 ovos
  • 1 xícara (chá) de leite
  • raspas de 2 limões
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar
MODO DE PREPARO
  1. Pré-aqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Unte com manteiga uma forma de bolo, com furo no meio. Procure fazer uma camada fina e uniforme, de preferência, usando um pincel. Polvilhe com farinha de trigo e bata bem para retirar o excesso.
  2. Passando pela peneira, coloque a farinha, o fermento e o sal numa tigela.
  3. Na batedeira, coloque a manteiga em temperatura ambiente e bata até que fique fofa. Adicione o açúcar e bata apenas para misturar.
  4. Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Se a massa ficar com uma aparência talhada, não se assuste: é assim mesmo.
  5. Diminua a velocidade da batedeira e adicione os ingredientes peneirados aos poucos, alternando com o leite. A cada adição, bata apenas para misturar.
  6. Quando a massa estiver bem lisa, desligue a batedeira. Adicione as raspas de limão, misture com uma espátula.
  7. Transfira a massa para a forma preparada. Para nivelar, o truque é girar a forma rapidamente sobre a mesa.
  8. Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 45 minutos. Espete um palito no bolo para verificar o ponto: se sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco; se sair limpo, está no ponto.
  9. Retire o bolo do forno e deixe esfriar por 10 minutos, antes e virar. Bolo muito quente costuma rachar.
  10. Na hora de virar, coloque um pano de prato sob a forma; coloque o prato que for usar sobre o bolo; com auxílio do pano (para não se queimar), vire a forma de uma vez.
PARA O GLACÊ
INGREDIENTES
  • 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão
MODO DE PREPARO
Numa tigela, coloque o açúcar de confeiteiro, passando por uma peneira para ficar bem soltinho. Misture o suco de limão rapidamente e espalhe sobre o bolo. Depois de um tempo, o glacê endurece.
PARA O CREME DE CHANTILLY (que eu não fiz, porque achei que era gordice de mais! Mas deve ficar divino! Pra quebrar o azedinho com o suave daqui!)
INGREDIENTES
500 ml de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de açúcar
MODO DE PREPARO
O creme de leite fresco bate mais fácil quando está bem gelado. Se quiser, uns minutos antes de colocar na batedeira, leve ao congelador. Junte o creme de leite com o açúcar e bata na batedeira, até engrossar. Conserve na geladeira.
A receita ficou MUITO saborosa! Mesmo com todos os desastres que falei! E acabou super rápido! Só achei que vai MUITA gordura (manteiga)… então… minha dica seria: use uma receita comum que tenha e coloque raspas de limão! Já vai dar todo o charme! E a calda, como a minha ficou molenga de mais… nem tenho opinião… infiltrou tudo no bolo e ficou azedinho. Eu particularmente gosto! Mas… talvez a idéia original ficasse melhor, para todos os paladares.
Espero que gostem!
Assinatura


ps.: receita publicada no pagecook 
Entre e conheça essa rede social de culinária  www.pagecook.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita...
Espero que tenham gostado de mais uma experiencia na cozinha!
Mas gente... se lembrem... divirtam-se SEMPRE na cozinha!
E nos contem aqui o que acharam, passaram e fizeram!
Beijinhos meu povo!