quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Esfirra

Oi meu povo… Vou falar que entre os contratempo da vida…consegui fazer uma receita nova! Quer dizer…nova para colocar aqui…pois eu já havia feito antes, mas nada documentado. rs
     59
A receita… quem me passou foi o meu cunhado, que tem mão ótima para massas! Ajudei ele a faze ruma receita dessas no fim de semana, e agora fiquei com vontade também,  e fiz em casa…para ver se ficava igual. Mas vamos a receita né:
Ingredientes:
  • 02 colheres de sopa cheias de fermento granulado (aquele para pão);
  • 02 colheres de sopa de açúcar demerara;
  • 01 colher rasa de sal;
  • 1 1/2 xícara das de chá de água morna;
  • 1 xicara da de chá de óleo;
  • aproximadamente 750g de farinha de trigo;
  • 100g farinha de trigo integral (coloquei essa de xereta… mas deu certo).
Esquente a água, e bata com o fermento, açúcar, e 1 colher da farinha. Deixe crescer um pouco e depois misture com todo o resto da massa…
A massa fica bem molinha, mas não gruda na mão.
55
Vá tirando bolinhas de 20g cada. E quando terminar de fazer as ultimas bolinhas, já poderá rechear as primeiras. As minhas deram 66 esfirras.
56
Massinha básica mas que fica super macia e deliciosa!
57
Aqui elas assadinhas! Não ficaram tão bonitas, pois o recheio era muito molenga… daí é mais difícil de prender as bordinhas.
58
E o recheio… não tenho uma receita certa. Simplesmente piquei um vidro de palmito, misturei com uma lata de tomate pelado (refogado com 1 cebola, alho e 1 colher de açúcar para caramelar, e o sal), ervilhas (queria milho mas não tinha em casa)… daí quando ferver, é só colocar um meio copo de leite com 3 a 4 colheres de farinha, para engrossar. E pode colocar umas colheradas de requeijão. E ta pronto. Deixe esfriar e recheie…. abrindo as bolinhas e colocando uma pequena colherada dentro. E puxando as massinhas nas laterais para fechar.
Quando estava quase terminando, acabou o recheio de palmito. Daí inventei um recheio doce … que gostei bastante. Mas ainda tenho que melhorar… Foi assim: amassei 2 bananas, coloquei 2 colheres de açúcar mascavo (no final foi pouco… deveria ter colocado umas 5 ou 6 colheres), canela a gosto, 1 pitadinha de sal para realçar o doce e colheradas de farinha de aveia… para ficar mais sequinho para conseguir enrolar. E é isso! Da próxima tentarei de novo… e deixar 100% também.
Gente… desculpa a sumida. E espero que tenham gostado. Hoje se ainda der tempo… irei fazer um pão australiano… que sou simplesmente apaixonada! Vamos ver né… Assinatura


ps.: receita publicada no pagecook 
Entre e conheça essa rede social de culinária  www.pagecook.com.br




2 comentários:

  1. Lindas esfihas!! E o recheio, achei diferente, gostei!!!
    Bjaoo, Tha!

    www.brisandonacozinha.com

    ResponderExcluir
  2. Amei suas esfihas, eu nunca fiz qualquer dia eu vou tenter fazer.Feliz Natal Thássila, Deus te abençõe...grande beijo, blog da Lu.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita...
Espero que tenham gostado de mais uma experiencia na cozinha!
Mas gente... se lembrem... divirtam-se SEMPRE na cozinha!
E nos contem aqui o que acharam, passaram e fizeram!
Beijinhos meu povo!