quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Pão TOTALMENTE Integral

Na semana passada veio um palestrante no IASP para falar sobre vida saudável. E claro… Falou muitas coisas que todos nós sabemos, mas que nunca conseguimos fazer!
Aqui em casa… estamos todos tentando mudar um pouco os hábitos… afinal, como uma família adventista…deveríamos dar mais exemplo. Não estou buscando perfeição, afinal…seria impossível! Mas… coisas pequenas, estou tentando mudar. Uma coisa que toda semana tem em casa é o pão caseiro. Tudo bem que fazemos semi-integral.. ou então de aveia. Mas não tenho achado suficiente. Essa farinha branca que usamos… é o bagaço do bagaço! Não existe nutriente algum! Então… pesquisando umas receitas…descobri que todas era para colocar no mínimo meio a meio (de farinha branca e farinha integral)… então resolvi fazer minha própria receita!
53
E modéstia a parte…ficou bem gostosa! Só tenho que fazer da próxima vez em uma forma alta… para eles darem suporte uma para o outro… e crescer para cima… pois o meu ficou achatadinho… tadinhos! rs Mas hum… quero fazer hoje a noite um sanduba bem gostoso com alface americana, tomate, um ovinho talvez, requeijão e um queijo minas! (ok… a parte de queijos, leites e ovos…para mim é meu calcanhar de Aquiles! continuo comendo bastante… :S)
Mas sim… vamos a receita né!
Ingredientes:
  • 2 xícaras e ½ de farinha integral
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 1 xícara e ½ de leite morno (que pode ser substituído por água se quiser)
  • 3 colheres (sopa) de fermento
  • ⅓ gérmen de trigo
  • 2 colheres (sopa) de linhaça
  • 1 colher (sopa) de chia
  • ½ xícara de óleo
  • 1 colher (chá) de sal, ou a gosto…
Modo de preparo:
Bem… daí para fazer…é igual a qualquer outro pão….
Faz a esponja de fermento batendo no liquidificador ou mixer: o leite morno, o açúcar, o fermento e uma colher de farinha. Reservar… pois ele vai começar a crescer.
Daí coloca numa vasilha os outros ingredientes da uma pré misturada… e depois joga o fermento. Mistura tudo muito bem, e deixar crescer até dobrar de volume. Depois é só sovar bem novamente… e fazer os pães no formato que quiser. Eu fiz de bisnaguinha… que é meu tipo favorito de comer pão.. E enrolei na aveia fina mesmo… mas se tiver a grossa, fica lindo e delícioso também. Mas isso é só um charminho, se não quiser… pode substituir por gergelim ou deixar liso mesmo. Lembrando que para grudar perfeitamente na massa do pão é só dar uma molhadinha, e enrolar em seguida.
E foi o que eu falei…os meus espalharam na forma, então da próxima vou fazer de um que eles fiquem confinados a crescer para cima. E não tenho certeza se isso se deu ao fato da massa ficar bem molinha, ou porque eu coloquei muito fermento. Terei que fazer o teste. E claro…se alguém souber, me diz! Porque eu normalmente só sigo a receita, e como essa to criando… daí tem esses detalhesinhos que preciso ajustar. Mas super vale a pena! Agora as fotos da noite:
Aqui os pãezinhos estavam indo assar…depois de crescerem.51 Essa foto… achei muito legal.. tirei deles assados… mas tipo… não é efeito esse borrado…é da foto! Ficou borrada nos cantos… e nítida no meio! Acho que nunca mais consigo isso… mas adorei!
52
E aqui mais uma que da pra ver bem o integral do pão…bem gostoso! E vou falar…comi de café da manhã às 7h40… e até agora…estou sem fome nenhuma!! É a mágica do integral. Coma igual em uma refeição… e nas próximas… vai comer BEM menos. Para quem deseja emagrecer… eu super indico também. Mas é aquilo…como só quando estiver com fome mesmo, e vai tentando diminuir. E com intervalos de no mínimo de 5 horas entre uma refeição e outra. E de noite… evita comer coisas pesadas. E se possível… nem janta! Que para a saúde é o melhor remédio!
54
Espero que tenham gostado. Estou tentando aos poucos voltar a postar coisas novas e interessantes. E gente… comenta o que achou, e se tiverem alguma dica… pode falar que tentarei fazer da próxima vez também!
Beijinhos!!!Assinatura


ps.: receita publicada no pagecook 
Entre e conheça essa rede social de culinária  www.pagecook.com.br

Um comentário:

Obrigado pela visita...
Espero que tenham gostado de mais uma experiencia na cozinha!
Mas gente... se lembrem... divirtam-se SEMPRE na cozinha!
E nos contem aqui o que acharam, passaram e fizeram!
Beijinhos meu povo!