terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Bolo de Pêssego Fresco

Sábado, eu me inspirei e quis criar uma receita nova.
Vi no Agora Que Sou Dona de Casa, uma receita que eu achei que seria muito gostosa. Um bolo de ameixa fresca, e pensei: quero fazer assim que tiver alguma em casa! Mas já comprei ameixa, e comi ameixa e não fiz a receita.
E eis que minha mãe vai no mercado essa semana, e comprou pêssego… porém era aquele para fazer doce, e que não é gostoso e saboroso para comer. Daí pensei…. porque não fazer aquele bolo que vi?!?! E dito e feito… fui pesquisar a receita, e vi que a original estava em outro Blog… o Ideias de Fim de Semana, que na realidade pegou de outro blog chamado: Simplesmente Delícia (isso que eu chamo de receita blog a blog! rsrs O nosso antigo boca a boca… mas ta valendo. Espero que tenha indicado todo mundo que passou a receita… ). Peguei a receita completa e substitui a ameixa pelo pêssego… e devo dizer que fez o MAIOR SUCESSO AQUI!! Fiz numa forma redonda com furo  no meio, e sobrou só um pedacinho pititico, e que eu levei para a casa de uma tia, que a filhota ADORA doce! Sei que frutas sem doces agora, terão utilidades muito melhores do que estragar na geladeira!! Muito saboroso! E vale totalmente a pena fazer. Só achei a receita bem pequena… usei a menor forma que tinha em casa, e mesmo assim, não encheu completamente. E eu ADORO bolos gordinhos e grandes. Parecem mais saborosos.
Mas vamos ao que interessa, à receita:
  • 5 pêssegos frescos
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • ½ colher de fermento em pó
  • ½ colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
  • 50 gramas de manteiga a temperatura ambiente
  • ¼ de colher de sobremesa de sal
  • 2/3 xícara de açúcar + 2 colheres de sopa
  • 1 colher de sobremesa de aroma de baunilha
  • 1 ovo grande
  • ½ xícara de iogurte natural (não serve desnatado) ou 125 ml (eu utilizei leite, pois meu iogurte tinha acabado. Acho que não fez muita diferença na textura da receita. Porém deve ter ficado com um sabor diferente…)
*xícara de 240ml. Talvez se fizer com copo, talvez fique um pouco maior.
Coloque a manteiga e o açúcar na batedeira (deixando as 2 colheres extras para depois), e bata até ficar uma massa branquinha e bem fofa. Daí acrescente o ovo e a baunilha e deixe bater mais um bom tanto.
Enquanto a batedeira bate, unte a forma (com manteiga e farinha), e pique o pêssego em mais ou menos 8 pedaços, e reserve.
Peneire (ou não… a minha preguiça nunca me deixa peneirar…) todos os ingredientes secos restantes. Quando a massa estiver bem fofinha vá colocando essa parte seca, e coloque o iogurte/leite. E deixe bater mais um pouco. Coloque na forma untada, e por cima coloque os pêssegos picados, e polvilhe o açúcar. Coloque para assar por mais ou menos uns 40 minutos, ou até um garfo sair limpo de dentro. Eu gosto de assar em forno baixo, pois acho que forma uma casquinha mais suave e saborosa. Sem queimar também.
Espere até que esfrie um pouco, em torno de 25 minutos, e desenforme. Tome cuidado, pois as frutas deixam o bolo bem molhadinho podendo desmontar tudo.
E é isso… o bolo está totalmente pronto!
Ah… na receita diz que o bolo é para ser feito numa forma de 22cm, com isso da para ter uma ideia se a receita vai ser grande ou pequena para a sua casa… ou forma.
Eu esqueci de tirar fotos do preparo. E pensei: vou tirar depois que desenformar… porém não deu tempo. Todo mundo avançou e super comeu TUDO! E ele também não ficou muito bonito. Farei de novo a receita, e daí coloco uma foto aqui.
Espero que tenham gostado! Divirtam-se na cozinha!


ps.: receita publicada no pagecook 
Entre e conheça essa rede social de culinária  www.pagecook.com.br

Um comentário:

  1. adorei essa receita, to aqui na mesma situação q vc, minha mãe comprou pessego e eu não sabia o q fazer até ver seu blog. obrigada ;]

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita...
Espero que tenham gostado de mais uma experiencia na cozinha!
Mas gente... se lembrem... divirtam-se SEMPRE na cozinha!
E nos contem aqui o que acharam, passaram e fizeram!
Beijinhos meu povo!