quarta-feira, 28 de março de 2012

Moussaka

Sexta feira, descobri que teria visita em casa…. e a única coisa que eu precisava cozinha, eram batatas.

A primeira opção da minha mãe, foi fazer Batata Gratinada. Mas não é minha preferida… acho muito sem graça. Então… eu passeando pelo Panelaterapia, encontrei uma interessante receita de Moussaka. Eu particularmente, nunca tinha ouvido falar. Mas achei interessante e digna de teste. E apesar de ir batatas, o principal é a berinjela. É um prato grego, mas pelo o que pesquisei na net, tem uma mistura de tudo, pois vários outros países fazem/adaptaram a receita também.

Comecei refogando no azeite 500g de carne moída com 1 cebola e 3 dentes de alho picados bem triturados no processador. Somei azeitonas sem caroço em pedacinhos e 2 berinjelas sem casca picadas em cubinhos. Temperei com molho que usei para fazer uma carne vegetal mais cedo que vai: pimentão, cebola e shoyu. Acrescentei 2 tomates sem pele picados e um tiquinho de água fervente e deixei apurar até o tomate derreter e a berinjela cozinhar, e ficar bem sumida. Pois vinha criança em casa… e vai saber se gosta de berinjela não é mesmo!? Acertei o sal ao final do cozimento.

Enquanto isso coloca para cozinhar as batatas picada em cubos (sem casca) na panela de pressão com 1 xícara de água e sal batatas sem casca picadas em cubos (não deixe ficar totalmente cozida porque ainda vai no forno).

Fiz o molho bechamel (conhecido também como molho branco) aquecendo 1 colher (sopa) cheia de manteiga e 2 colheres de farinha de trigo. Mexendo a mistura em fogo baixo até ficar levemente dourada, depois juntei um pouco mais que 1 copo de leite integral e incorporei tudo com o mixer (pois o meu SEMPRE empelota tudo), depois fui mexendo com o batedor de arame até engrossar. Ralei noz-moscada e sal e pimenta branca.

Depois disso… é só montar:

Em assadeira untada com azeite, siga as camadas:

Batata cozida / Mozarela ralada / Bechamel / Carne / Bechamel / Mozarela / Provolone

Forno 200º até gratinar e pronto!

Eu tirei uma foto do meu prato, mas não achei uma brastemp. Então pedi autorização para a dona da receita, a Tati do Panelaterapia, para colocar as fotinhos dela aqui. Comecemos então por partes. A primeira com as fotos dela, tirada daqui:

3940 38E agora a minha foto... todo lotado de outras comidas! Acredito que coloquei muita batata, e que a Moussaka da Tati estava mais molhadinha. Mas... para uma primeira vez/tentativa ta ótimo! Da próxima eu me aperfeiçoo!

37

E é isso….

Assinatura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita...
Espero que tenham gostado de mais uma experiencia na cozinha!
Mas gente... se lembrem... divirtam-se SEMPRE na cozinha!
E nos contem aqui o que acharam, passaram e fizeram!
Beijinhos meu povo!