quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Pizza Meio de Frigideira

16
Então… pizza aqui em casa é sempre a mais pedida! Além de ser algo fácil… é muito gostoso! E quando eu vi essa receita... fiquei apaixonada! Pois eu amo pizza fininha e crocante, mas é difícil achar uma que fique gostosa sem quase quebrar o dente… e foi nessa expectativa que comecei a fazer a receita!
Fiz no sábado a noite, e com a pressa que estava acabei pulando algumas partes da receita… mas que acredito que não tenha feito grande diferença não.
Mas vamos ao que interessa:
Receita, que acabei fazendo duas para aproveitar. No fim congelei dois discos… vamos ver se da certo né!
Pizza:
  • ¾ xícara de água morna (180ml)
  • 1 colher (sopa) de fermento seco para pão (10g)
  • ½ colher (chá) de açúcar
  • 1½ xícara de farinha de trigo (210g)
  • ¼ xícara de farinha de trigo integral (45g)
  • 1 colher (chá) de sal
  • 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem (descobri no meio da receita que tinha acabado! Então… coloquei óleo no lugar. E deu certo! talvez não todo o sabor do azeite… mas não deu gosto ruim! Que é o que importa! rs)
Numa vasilha, coloque a água morna, o fermento e o açúcar. Bata com o mixer e deixe descansar por 5 minutos até ficar espumoso.
Na tigela da batedeira, coloque as farinhas, o líquido fermentado, o sal (de preferencia longe do fermento) e misture rapidamente. Leve para bater com o gancho de massas pesadas por 2 minutos até a farinha ser incorporada. Coloque o azeite, e se ficar muito úmida, coloque um mínimo possível de farinha de trigo (eu precisei colocar mais 3 colheres de sopa). Bata mais 5 minutos até a massa se soltar da vasilha e ficar lisa e elástica.
Modele numa bola com as mãos untadas com óleo e deite numa vasilha também untada. É importante que a superfície da massa esteja untada também para que não resseque. 
Cubra com filme plástico e deixe crescer até dobrar de volume (de 1 a 2 horas - a minha levou uns 30 minutos, mas porque eu dei uma pré aquecido no forno, desliguei e coloquei a massa lá dentro…muito mais pratico e rápido! rs). Coloque na geladeira e deixe por no mínimo 30 minutos(essa parte eu não tive nenhum tempo quase… Meu noivo chegou na cozinha reclamando que estava com fome! Dai sai correndo fazendo as coisas! rs). Isso vai agregar sabor e melhorar a textura.
Dê alguns soquinhos na superfície para tirar o gás acumulado e divida a massa conforme o seu gosto (De acordo com a Akemi rende 2 discos de 30cm ou 6 discos de uns 24cm. Porém achei que ficou discos muito grandes! E como queria a massa bem fininha, ficou meio sobrando para fora. Dai acabava amassando. Mas ta valendo…na próxima divido em 3 discos! Ou como fiz 2 receitas… talvez 5 discos… mas é uma caso para a próxima receita!).
Modele em bolinhas e deixe descansar por 10 minutos (a primeira acabou ficando menos… mas não sei se faz muita diferença no resultado final!).
Enquanto isso já deixe esquentando uma frigideira grande (24 a 27cm de diâmetro) em fogo moderado/forte. E como já citei… usei a panela elétrica… que tem o formato da forma de pizza… achei muito melhor e mais prático do que a frigideira… que no meu caso… só tenho pequenas… ficaria a noite inteira fazendo discos do tamanho de pratos! rs
Pegue uma bolinha e abra com rolo bem fininho na mesa enfarinhada. Não se incomode se não sair redonda, o formato irregular e rústico é o mais interessante nesta pizza. Porém…meu noivo queria uma pizza redondinha… então pegou o rolo… e foi fazer! Pena que ele só pegou o jeito na ultima! rsrs Mas olha que lindo! Fiquei tão orgulhosa da ajuda dele!
 11 12 Bem…aqui a pizza na panela elétrica. E claro… a pratica ainda não está das melhores né! Vou ter que melhorar testando mais vezes! rs
13
Coloque a massa na frigideira. Depois de 2 minutos já vai levantar bolhas na massa. Se não aparecer, aumente um pouco a chama. Levante um pouco a massa para verificar se dourou no lado de baixo. Se sim, tire a massa ou se quiser, doure levemente o outro lado também. Olha como ela fica douradinha! Eu virei dos dois lados… pois eu gosto dela mais assadinha. E depois o assar no forno vai mais rápido também!
14
Vá repetindo com as outras bolinhas. Depois de prontos, recheie a gosto e leve para assar em forno pré-aquecido beeeem quente (230˚C) por 2 a 5 minutos até que as bordas fiquem bem douradas e o recheio aquecido. Achei que assou até que pouco…mas estavamos todos com fome! Então… derreteu o queijo comemos!
O recheio…fiz um misto de várias coisas, coloquei: ovo cozido (que eu AMO na pizza), ervilha congelada, milho verde, tomate em rodelas e o queijo. No molho eu simplesmente bati o tomate no liquidificador com cebola e um molhinho de manjericão que tinha pronto na geladeira (manjericão batido, pedacinho de alho, um tiquinho de azeite e castanhas). E pronto…pizza delícia pronta!
15
A massa fica crocante e maravilhosa! E olha… se você não tem o costume de usar o ovo cozido… pode adotar isso pras suas pizzas… fica MARAVILHOSO!!!Assinatura


ps.: receita publicada no pagecook 
Entre e conheça essa rede social de culinária  www.pagecook.com.br














2 comentários:

  1. amo pizza!!! por coincidencia fiz uma massa de frigideira essa semana e realmente, eh bom né? eu já prefiro ela um pouco mais grossinha, mas com as pontinhas crocantes! hehehe
    Fiquei com fome de novo já! hehehe
    bjosss

    www.brisandonacozinha.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa pizza não fica tão fina quanto a de frigideira comprada... fica no ponto, na minha opnião! É ótima! rsrs
      Faz lá a receita! Dai conta se deu certo!

      Excluir

Obrigado pela visita...
Espero que tenham gostado de mais uma experiencia na cozinha!
Mas gente... se lembrem... divirtam-se SEMPRE na cozinha!
E nos contem aqui o que acharam, passaram e fizeram!
Beijinhos meu povo!