segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Almôndega Vegetariana

Minha mãe chegou com uma idéia de fazer almôndegas para o almoço. E nessas horas, eu sempre sou a fonte de idéias, e receitas receitas diferente. E como eu adoro… lá fui eu, de noite, deixar pronto tudo para o dia seguinte, na hora do almoço.

Pesquisei várias receitas, fui lendo e fiz um bem bolado à minha moda. Mas o resultado ficou MUITO bom!

Para acompanhar fiz um molho de tomates pelados, bem temperadinho. E macarrão… para não sair do bem tradicional.

Almôndega Vegetariana

  • 300g de carne vegetal (eu comprei industrializada mesmo. Porém pode ser glúten caseiro moído, ou até mesmo PVT hidratado. Só fazer as devidas adaptações necessárias)
  • 1 pão de hambúrguer hidratado no leite, sem a casca (pode ser qualquer tipo de pão)
  • Castanha do Pará pedaços
  • Cebola triturada, até virar completamente uma pasta
  • Alho em pasta também
  • 1 ovo
  • Colorau
  • Gergelim
  • Salsinha e Cebolinha
  • Farinha de rosca

Farinha de mandiocaAlmondega Vegetariada1º  Passo: Destroce o pão e coloque leite por cima, uns 10 minutinhos antes de misturar tudo na receita.

2º e 3º Passo: Pegue um punhado de castanha do pará, e processo no mixer.

4º e 5º Passo: Descasque uma cebola, e coloque no mixer para triturar, e formar a pasta. E faça o mesmo processo com o alho. Se quiser pode ser no liquidificador também se quiser.

6º, 7º, 8º e 9º Passo: Coloque em uma vasilha a carne, e todos os demais ingredientes. Acrescentando a farinha de rosca até dar o ponto para enrolar. Acerte o sal.

10º Passo: Enrole do tamanho que achar conveniente. E passe na farinha de mandioca. Sempre apertando bem, para não desfazer inteira na hora de comer. Coloque numa forma untada com óleo e com papel manteiga por cima, e coloque para assar até ficar douradinha e crocante.

11º e 12º Passo: Espere esfriar um pouco, depois retire da forma. Coloque na panela junto com o molho de tomate, ou numa travessa para servir sequinha. Como eu fiz a noite, para usar no almoço do dia seguinte, não tirei foto dela finalizada (esqueci). Mas com o macarrão fica uma delícia! E você pode misturar tudo, ou deixar que cada um se sirva com a quantidade que queira (tanto de molho ou de almôndegas). E você pode ainda polvilhar um queijo por cima… ou até mesmo rechear.

Fica tranquila que vai fazer sucesso! A única coisa que me arrependi nessa receita, foi de não ter utilizado o glúten, caseiro, que sou simplesmente apaixonada. Pois a carne vegetal comprada… não me agrada… e por isso acabo usando mais temperos para disfarçar o sabor que não gosto muito. Porém tem quem ame… então, faça conforme o seu gosto.

Beijinhos! E divirta-se na cozinha!

2 comentários:

Obrigado pela visita...
Espero que tenham gostado de mais uma experiencia na cozinha!
Mas gente... se lembrem... divirtam-se SEMPRE na cozinha!
E nos contem aqui o que acharam, passaram e fizeram!
Beijinhos meu povo!