segunda-feira, 23 de abril de 2012

Borboleta de Damasco

Quando eu era criança, meu avô ficava assistindo direto aqueles canais de vendas de móveis, tapetes, almofadas, e etc… E eu ficava inconformada, de como que ele conseguia!?! Coisa mais chata!! E eu nunca vou esquecer a resposta dele: “Você não assiste canal de desenho o dia todo!? É igual!”
Mas na minha cabeça de criança não era igual… era MUITO diferente! Porque desenho era muito legal! E o resto… era resto! rsrs
E hoje… meu canal preferido, é um que tem muitos programas de receitas! rs… e me pergunto… será que meu netinho(a) algum dia vai fazer a mesma indagação pra mim!? rs… momento totalmente nostalgia não é mesmo!? rsrs…. Deu uma saudade danada daquele velhinho gostoso, que perdi sedo de mais!!
Comecei a falar disso… porque a receita a receita de hoje, veio desse canal, de montes de receitas. E se eu tivesse barriga, tempo e dinheiro…faria todas!! Com certeza!!
O canal é o BEM SIMPLES, e a receita peguei aqui, e fiz algumas modificações… que explicarei no meio do caminho! rs
Borboletas de Damasco com Nozes
INGREDIENTES DA MASSA:
  • 300g de farinha de trigo
  • 10g de fermento biológico seco
  • ¼ colher de chá de sal (se usar a manteiga com sal, tira essa parte)
  • 70g de açúcar
  • 1 ovo
  • 1 colheres de sopa de essência de baunilha (era amêndoas, porém não tinha em casa… substituições SEMPRE!)
  • 125ml de leite
  • 25g de manteiga
  • ovo para pincelar (só a gema, que fica mais bonitinho, e menos melequento)
  • creme de leite para pincelar (No fim, não quis abrir um creme de leite só para isso, então pincelei com margarina, só para dar um brilhinho)
INGREDIENTES DA GELÉIA/RECHEIO:
  • 230g de damasco seca
  • 25g açúcar
  • Água… quanto baste
MODO DE PREPARO:
Bater na batedeira, com o batedor de gancho, em velocidade mínima todos os ingredientes, exceto a manteiga e o leite. Aquecer o leite com a manteiga, dar uma amornada, e acrescentar a massa. A batedeira é ótima amiga para massas assim, pois não precisamos sovar a massa nem nada do gênero.
Como o Fermento que usei é o biológico seco, o mais indicado é dar uma batida no liquidificador, com o leite, e um tiquinho de farinha e açúcar. E se for o Fermento biológico normal… tem que colocar longe do sal, pode ser usado direto, e multiplica a quantidade por 3.
Deixar a massa descansar em recipiente fechado e em local morno até crescer, que para mim foi dentro do forno, com a luz ligada, e o forno de cima ligado. A receita manda deixar na geladeira depois que dobrar de volume, que daí fica mais fácil de abrir (pois ela fica menos elástica), porém eu não tive tempo para isso… e também deu certo, só precisa de mais atenção para não amassar ela toda. Não tive paciência de deixar um retângulo perfeito… mas… da para usar mesmo assim.
80
A receita mandava fazer assim: Abrir a massa (aproximadamente 60cm x 30cm), passar manteiga, exceto nas bordas (para que a massa seja fechada) e espalhar a geleia de damasco. Porém, eu não quis colocar manteiga. Já estava calórica de mais… sem ela… fora que não sou chegada no gosto de manteiga muito forte nas coisas. Acho totalmente enjoativo. Então eu simplesmente coloquei a geléia direto na massa, e ainda coloquei nozes picadas grosseiramente por cima.
82 81 A geléia de damasco, é bem simples, é só pegar a quantidade de damasco, picar ela, e deixar ferver até achar necessário. Na receita original, fala que tem que deixar 1 hora. Mas eu deixei menos… não vi diferença. Mas fiquei com vontade de fazer essa geléia para passar no pão/torrada… deve ser divina! E se tiver um requeijão ou um queijinho branco qualquer… melhor ainda! ai ai… gordices! rsrs
Enrolar a massa e fechar na lateral. Eu não gosto de jogar fora massa nenhuma, então… as pontinhas que ficaram meio sem recheio, eu reaproveitei, e coloquei uva passa dentro… E como o corte é em trapézio, é totalmente necessário cortar as pontinhas para dar o formato.
83
Colocar numa assadeira untada e enfarinhada (eu esqueci de enfarinhar… mas não faz muita diferença não) com a parte mais estreita para cima. E amassar com uma faca a parte central, para dar o formato de borboleta. Pincelar com os ovos, e deixar crescer novamente até dobrar de volume.
8485
Levar ao forno a 180 graus até dourar bem.
Pincelar com creme de leite antes de servir. E no meu caso, pincelar com a margarina. rs
    86
8887
Bem… é isso! Receita maravilhosa! E com gostinho de calorias divinas a mais! kkkk
Fiquei com vontade de fazer um teste, desse formato bonitinho, com alguma receita salgada. Acho que com um recheio de ricota, azeitonas, e talvez um tomate mais sequinho… fiquei bem gostoso! Mas isso são senas de um próximo capítulo! rsrs….
Assinatura


ps.: receita publicada no pagecook 
Entre e conheça essa rede social de culinária  www.pagecook.com.br
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita...
Espero que tenham gostado de mais uma experiencia na cozinha!
Mas gente... se lembrem... divirtam-se SEMPRE na cozinha!
E nos contem aqui o que acharam, passaram e fizeram!
Beijinhos meu povo!