terça-feira, 26 de junho de 2012

Batata Duquese

131
OK… milênios se passaram desde o ultimo post. E eu adoraria que não tivesse acontecido! E peço super desculpar por isso! Mas… esse final de semestre foi sinistro! Tive prova até durante a tarde, pois a sala inteira foi mal na primeira, e o professor deu novamente. Só que agora acabou,  e estou oficialmente de férias! (ainda bem se não eu ia surtar! Certeza!!) Estou aguardando apenas mais 1 nota para ficar tranquila! E daí fica tudo mais que lindo!
E vamos a receita, que é mais divertido que falar de provas né! rs … Eu já tinha falado que queria fazer essa Batata Duquese, e já tem até alguns dias que fiz a receita, porém estava sem tempo de colocar aqui. E eu tinha uma dúvida, se tinha que fazer na hora, ou dava para fazer e deixar guardado. E cheguei na conclusão rapidinho. Tem que tirar do forno e comer, pois daí ela fica crocante fora e cremosa por dentro! Perfeita! E quando esfria… fica totalmente sem graça! rs
Mas vamos a receita:
  • 500g de batata
  • 1 colher (sopa) de margarina ou manteiga (melhor com manteiga, mas eu usei margarina, porque era o que tinha na geladeira! rs)
  • 1 gema
  • sal
  • páprika (eu não tinha, então… foi apenas o orégano por cima. Pra falar a verdade não conheço o gosto de páprica, comprei depois dessa receita, mas ainda não tive tempo de usar)
  • gema para pincelar (não usei, a priguiciti não permitiu)
Descasque a batata e pique grosseiramente numa panela de pressão. Coloque um pouco mais de meia xícara de água e um pouco de sal, e feche. Deixe cozinhar por 5 a 8 minutos, depois que pegar a pressão. E deixe esfriar naturalmente, para terminar de cozinhar. Como é pouca cosa, isso vai rapidinho! E uma dica… quando for fazer maionese, é só colocar TODOS os ingredientes na panela de pressão, com essa meia xícara de água, e deixar na pressão por uns 3 minutos, que cozinha tudo perfeitamente! Maionese é super prático! Só saber fazer né! rs Tire a batata, e amasse com um garfo (ou pode bater no processador se preferir com menos pedacinhos) e junto a margarina, a gema e o sal para dar o ponto. Coloque na manga de confeitar, com o bico de sua preferencia (neste caso foi o pitanga) e faça os pingos numa assadeira untada e com o papel manteiga. E jogar o orégano por cima. depois só colocar para assar, até dourar. O formato, acredito que possa ser como você quiser…. podendo totalmente usar a criatividade!
129 130E gente, ela fica com um gostinho maravilhoso!!! Super recomendo! E acredito que dê para deixar a massa prontinha, e colocar para assar na hora.  Ou então, se colocar para esquentar na hora de servir ele já da uma voltada a sua textura maravilhosa novamente! rs
Espero que gostem! Vou voltar a postar com mais freqüência novamente! E … (divirtam-se na cozinha!)
Assinatura


ps.: receita publicada no pagecook 
Entre e conheça essa rede social de culinária  www.pagecook.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita...
Espero que tenham gostado de mais uma experiencia na cozinha!
Mas gente... se lembrem... divirtam-se SEMPRE na cozinha!
E nos contem aqui o que acharam, passaram e fizeram!
Beijinhos meu povo!